O China Daily  divulgou em uma postagem denominada  “O bem sucedido voo do caça Furtivo VTOL J-18 que teria ocorrido em  28 de dezembro de 2012", artigo publicado nabbs.tiexue.net, afirmava que naquela data, teria sido efetuado o primeiro voo do caça   furtiva VTOL J- 18 inclusive com a divulgação de uma suposta foto da aeronave .
Não houve confirmação oficial da notícia, mas já houve relatos de mídia fora da China sobre o desenvolvimento da aeronave misteriosa por parte da China.

Porém, no vídeo sugerido, o desenvolvimento do caça VTOL é agora apresentado pela emissora de TV chinesa (sem tradução do mandarim) que mostra detalhes do suposto caça, especialmente do seu sistema de propulsão que lhe conferiria a capacidade VTOL.

Muito já se especulou acerca dessa aeronave mas pouco de efetivo emergiu por trás dos blefes que movem a internet. Chama atenção a diferença na motorização nas imagens propostas do caça que lembra o J-31. Ja se especulou inclusive que o VTOL chinês seria uma variante que teria por base um modelo do OKB MiG enquanto outros especulam que seria uma adaptação do projeto do OAK Yakovlev, aproveitando o aprendizado do YAK-141. 









Do Excelente Plano Brasil com informações do China Daily, China Times e edição By Vinna