A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão decidiu aumentar de maneira considerável as inspeções do fundo do mar junto à usina nuclear de Fukushima para comprovar os níveis de radioatividade no oceano, segundo informou neste domingo o jornal "Yomiuri".
Embora até agora tenham sido realizadas revisões do fundo do mar, a autoridade reguladora japonesa decidiu aumentar sua extensão e examinará 6.000 pontos diferentes em uma extensão de 1.000 quilômetros quadrados, devido à crescente preocupação tanto no Japão como no exterior com os vazamentos radioativos da central.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOW1FyrNt9xKyhbAs8Tn5Q36OItoj-t0z7_Rv416t6V7GmYVZwqfq9k-YP9DeUwAyEVl8iLoqisP5PspErbwfk71sDgZ4mNQtoTlN1YEgsC2qVD4e0qUPKCgkREhvbJfbMI57bhf_RwxBH/s1600/fukushima-contamination-pacific-ocean_thumb.jpg

Os resultados desta investigação são indispensáveis para avaliar o impacto a longo prazo que o vazamento de água contaminada possa ter na pesca da zona.

Segundo a fonte consultada pelo "Yomiuri", os exames de níveis de contaminação serão realizados em uma área de 1.000 quilômetros quadrados ao redor da fábrica.

Para isso, um barco utilizará um tubo de borracha que contém um medidor para estabelecer os níveis de densidade de césio metro por metro do fundo do mar.

Este dispositivo foi recentemente desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio em colaboração com outras organizações.


Da Info