Engenheiros da Near Eart Autonomy e estudantes da universidade de Carnegie Mellon, em conjunto com o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), provaram que o futuro da aviação pode, realmente, dispensar o suor humano. Cada vez mais tarefas têm sido automatizadas, e robôs cada vez mais inteligentes têm mostrado as caras mundo afora. Fato é que, pela primeira vez, um voo completamente autônomo foi realizado pelo Unmanned Little Bird (ULB). E a aeronave não dispensa apenas os comandos humanos e realiza decolagens e pousos com perfeição.
Equipado com um laser frontal chamado de LIDAR (que combina luzes a um sistema de escaneamento por radares), o ULB consegue gerar um mapa 3D em tempo real; toda a área sobrevoada é exibida em ambiente virtual de forma instantânea. Ao fazer cálculos de modo totalmente automático, o helicóptero identifica sempre o local mais seguro onde pousos e decolagens poderão ser realizados.
“Neste momento, você vê a aeronave fazendo suas próprias decisões”, diz, em alguns trechos do vídeo postado acima, Lyle Chamberlain, engenheiro de pesquisas da companhia Near Eart Autonomy. “Isso é extraordinário, pois o que queremos fazer não é economizar o salário de pilotos, mas sim salvar as vidas deles”, escrevem Chamberlain e Sebastian Scherer. Mas, conforme esclarecem os cientistas, antes de qualquer comercialização, diversos ajustes precisarão ainda ser feitos. “A aviação robótica não vai nos arrebatar – ela vai ‘cair por cima” de nós”, dizem os pesquisadores.
Fonte: IEEE - Via TecMundo