Uma aeronave Kfir da Força Aérea Colombiana - FAC, se acidentou na base área de Palanquero base aérea na região do Médio Madalena no departamento de Cundinamarca.
A Base de Palanquero em Bogotá está localizada no município de Puerto Salgar em uma área perto do rio Madalena, no noroeste do departamento de Cundinamarca. A Força Aérea confirmou que o avião biplace de treinamento FAC 3003 sofreu uma falha mecânica. Os dois tripulantes escaparam ilesos da aeronave após manobra de ejeção. Um deles é o Tenente Juan Carlos Pinilla, filho do general Tito Saúl Pinilla, que foi comandante da FAC. O Pessoal de segurança de voo da FAC foi ao local para determinar a causa do acidente.
Esta é a terceira aeronave Kfir, dos 24 que adquiriu a Força Aérea Colombiana, que se acidenta.
O primeiro caiu em 20 de julho de 2009 em Cartagena. Foi o 3004 Fac bombardeiro de lutador, que caiu ao tentar pousar no aeroporto da capital Nuñoz Rafael Bolivar. A tripulação estava ileso.
A segunda, a Fac 3005, caiu 30 de setembro de 2010, em área rural de Santa Helena del Opon, em Santander, tinha descido Fac 3005, durante a realização de operações de reconhecimento. Felizmente, a tripulação ejetou e escapou ilesa.
O primeiro caiu em 20 de julho de 2009 em Cartagena. Foi o 3004 Fac bombardeiro de lutador, que caiu ao tentar pousar no aeroporto da capital Nuñoz Rafael Bolivar. A tripulação estava ileso.
A segunda, a Fac 3005, caiu 30 de setembro de 2010, em área rural de Santa Helena del Opon, em Santander, tinha descido Fac 3005, durante a realização de operações de reconhecimento. Felizmente, a tripulação ejetou e escapou ilesa.
O Kfir é um caça bombardeiro supersônico multifunção produzido em Israel, tomando por base o Mirage 5 Francês. O Kfir, no entanto, não é uma mera cópia. O projeto evoluiu e possui diversas melhorias em relação os Mirage originais. Estas incluem os novos aviônicos de fabricação israelense e de propulsão para uma versão do motor General Electric J79 ao invés do motor SNECMA Atar 09C da Mirage. Tanto Israel como os Estados Unidos utilizaram o Kfir, mas hoje somente Colômbia, Equador e Sri Lanka o utilizam.
Em 1989, o governo colombiano comprou 12 Kfir C.2 e um Kfir TC.7 segunda mão, anteriormente operado pela Força Aérea de Israel, que foram recebidos entre abril de 1989 e 1990. Em Janeiro de 1990, todos foram modernizados Kfir C.2 para C.7 standard, proporcionando-lhes a capacidade de reabastecimento em voo capacidade. Capacidade esta somente utilizada após a aquisição em novembro de 1991 de um avião-tanque Boeing 707.
Em fevereiro de 2008, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, fechou com Israel um contrato de aquisição de 13 aviões Kfir C.10 e a atualização dos 11 existentes ao padrão C.10 padrão. A Colômbia ficou assim dotada de uma frota de 24 caças Kfir C.10.
Em 1989, o governo colombiano comprou 12 Kfir C.2 e um Kfir TC.7 segunda mão, anteriormente operado pela Força Aérea de Israel, que foram recebidos entre abril de 1989 e 1990. Em Janeiro de 1990, todos foram modernizados Kfir C.2 para C.7 standard, proporcionando-lhes a capacidade de reabastecimento em voo capacidade. Capacidade esta somente utilizada após a aquisição em novembro de 1991 de um avião-tanque Boeing 707.
Em fevereiro de 2008, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, fechou com Israel um contrato de aquisição de 13 aviões Kfir C.10 e a atualização dos 11 existentes ao padrão C.10 padrão. A Colômbia ficou assim dotada de uma frota de 24 caças Kfir C.10.
By Vinna com informações de O Caracol, El Tiempo e Radio Santa Fé
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