A Guarda Revolucionária Iraniana mostrou um novo drone alcunhado de "Shahed 129", capaz de transportar mísseis.

O general Mohammad Ali Jafari definiu o 'Shahed 129 ", como a realização final da produção do corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), segundo informe da Agência de notícias Fars.

"Esta tecnologia inteligente, precisa e barata pode facilitar o trabalho de milhares de soldados, estações (polícia) e várias estruturas de guarda de fronteira que enfrentam muitas dificuldades e vulnerabilidades", disse sexta-feira em uma conferência de imprensa. O drone tem um alcance de 1.700 km e capacidade para transportar até oito mísseis guiados (Sadid). Ele foi projetado tanto para fins militares e científicos.

By Vinna com informações do RT



A Guarda Revolucionária do Irã apresentou uma aeronave não-tripulada (drone) de ataque capaz de carregar diversos mísseis e descrita como a unidade mais sofisticada do país até o momento, informa o site do jornal britânico The Guardian nesta sexta-feira. 
De acordo com o site iraniano sepahnews.com, o general Mohammad Ali Jafari anunciou que a aeronave entrou em operação nesta sexta-feira. No artigo, ele é citado dizendo que o drone de fabricação iraniana é um "ativo estratégico" para a proteger as fronteiras do país. 
O drone, chamado Shahed-129 (Testemunha-129, em português), tem um alcance de 1,7 mil km e a capacidade de permanecer voando por 24 horas. Tal autonomia de voo lhe permitiria alcançar grande parte do Oriente Médio, incluindo Israel.
A aeronave também pode carregar até oito bombas or mísseis. De acordo com a agência AP, a TV estatal iraniana exibiu um vídeo do Shahed-129 voando e afirmou que Jafari ordenou a produção em larga escala do drone. 
"Nossos cientistas produziram o mais estratégico avião não-tripulado", disse Jafari, segundo a AP. "Essa tecnologia inteligente pode fazer o trabalho de milhares de soldados, militares e guardas de fronteira...e proteger as nossas fronteiras", acrescentou. 
Um comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária disse à agência AP que o drone tem a capacidade de monitorar um raio de 200 km. O militar também disse que o avião pode ter uso civil, como tirar fotos com fins agrícolas e ambientais. 
Segundo a AP, o Irã frequentemente anuncia avanços em sua tecnologia militar, mas é virtualmente impossível determinar sua capacidades reais.

Do Terra