Diante do ja anunciado cancelamento do plano de aquisição de caças Mirage F1M Espanhois a Força Aérea Argentina parece cada vez mais proxima de adquir caças IAI Kfir Block 60.
A Negociação envolve a aquisição de 18 aeronaves (dois aviões mais do que os 16 Mirage F-1 oferecido pela Espanha) provavelmente do modelo C10/C12 similar ao adquirido pela Colômbia que vem equipada com o radar Elta Systems EL/M 2032 multifuncional, novo computador de missão, novo sistema de navegação e melhorias no cockpit, integração de designação de alvos pod Rafael Litening e como sistema de reabastecimento. Cediço que a origem americana dos motores continua sendo um dos problemas desta opção pela dificuldade de obtenção de peças de reposição originais. (a Colombia ja perdeu três aeronaves em 4 anos de operação).
A transação envolve a cifra de $500 milhões de dolares, e envolveria a entrega imediata de seis aeronaves com as restantes sendo montadas na FAdeA - Fabrica Argentina de Aviones, com posterior transferência de tecnologia israelense.
A Negociação envolve a aquisição de 18 aeronaves (dois aviões mais do que os 16 Mirage F-1 oferecido pela Espanha) provavelmente do modelo C10/C12 similar ao adquirido pela Colômbia que vem equipada com o radar Elta Systems EL/M 2032 multifuncional, novo computador de missão, novo sistema de navegação e melhorias no cockpit, integração de designação de alvos pod Rafael Litening e como sistema de reabastecimento. Cediço que a origem americana dos motores continua sendo um dos problemas desta opção pela dificuldade de obtenção de peças de reposição originais. (a Colombia ja perdeu três aeronaves em 4 anos de operação).
A transação envolve a cifra de $500 milhões de dolares, e envolveria a entrega imediata de seis aeronaves com as restantes sendo montadas na FAdeA - Fabrica Argentina de Aviones, com posterior transferência de tecnologia israelense.
A grande questão seria se o FADEA tem a capacidade de reunir essas aeronaves de alta complexidade, como o seu principal produto, o Pampa, um jato de treinamento leve muito mais fáceis de produzir do que um Kfir, sofre vários problemas produção e tiveram que mudar de fornecedor do assentos ejetáveis (a inglesa Martin-Baker) por problemas políticos.
0 Comentários