https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnqP-jzaaEGPaxmoYdckcv9BDijYsKPA2JIxnkQLU-hOJTeZg4dsxO5_BiDC0mL7QYyuz3OXjA4Jm1us-LW8S6NPucxjeRXgOPv3xQgqxQ9jk6OLLZai8DbTIzaWYHBUgeGhBJrb1gxes/s1600/A-10+-+USAF,+Devagar+Se+Vai+Mais+Longe.jpgO secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou planos para reduzir o tamanho do exército do país a um nível não visto desde antes da Segunda Guerra Mundial.
Ao delinear seu plano de orçamento, o chefe do Pentágono propôs o corte do número de pessoal ativo do Exército de 520 mil para algo entre 440 mil e 450 mil.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLAciI_t9N544PPaWifbj1KLgD-z0M7PMFbmCvvCMR9VaN2pCzP7Ye9VKZjq1lNJ8A7ZW2Lu1MJH42BVQd5Hvqr4V1ZgtGykiqPI3q_ybD2g9lLNAbVfUPQARqTAPjRhyWLUjqkmdkfbQK/s1600/aviao_U2_595.jpgSegundo o mesmo plano, serão removidos da frota do país as aeronaves as que operam desde os tempos de Guerra Fria, o que inclui o avião espião U-2 e o caça a jato A-10.
O professor da Universidade de Defesa Nacional, em Washington DC, Boris Saavedra afirma que "as mudanças continuarão nos próximos quatro ou cinco anos".
"A tendência geral é a de reduzir o tamanho do Exército, já que não há recursos para sustentar essas grandes estruturas."
O plano anunciado por Hagel, no entanto, exige a aprovação do Congresso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqZ_YRDdc9PMAYwA8lDSnWW0VC2OzBHG8XgHodk1kBT-Db5CXpydbDc10qwUgbw8cke7QyD1L-g4umffWTLp0uyFsujdyQxxhPL41XMoTgy-Kqh0Jkks2rAoHk7M4jBiS0WfGVbNE-JQ/s1600/us+army.bmp'Desafio fiscal'

Os militares dos EUA estão sob pressão para reduzir seu tamanho depois de duas guerras caras no exterior.
"Este é um orçamento que reconhece a magnitude dos nossos desafios fiscais", disse Hagel.
Ele acrescentou: "Há decisões difíceis pela frente. Essa é a realidade que estamos vivendo."
Como os EUA se preparam para acabar com operações de combate no Afeganistão no final deste ano, já era esperada a redução do efetivo do Exército para 490 mil.
Hagel disse que o governo também recomendará o fechamento de algumas bases militares em solo americano, em 2017, embora essa proposta tenha sido rejeitada pelo Congresso nos últimos anos.
O chefe do Pentágono também revelou planos para mudanças nos salários e benefícios, tais como cortar subsídios de habitação, limitar aumentos salariais e aumentar o desconto do seguro de saúde.

'Poder inteligente'

Para Saavedra, a proposta anunciada por Hagel, além de questões de orçamento, responde a uma realidade que prevalece no cenário geopolítico atual.
Após a Segunda Guerra Mundial, especificamente a partir do Tratado de Yalta, em fevereiro de 1945, que marcou o início da Guerra Fria, houve uma grande expansão das Forças Armadas dos EUA. "Isto terminou em 1989, com a queda do Muro de Berlim e o subsequente colapso da União Soviética."
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrq0bKd4S1UXSh2y3f_L0mAsVL5qgoqRKqUO7UWmw8ZoaxRY1hNa4uG6KIDR2fLI7kzkeT6UqppBXOQYa9xLsigxAHBtnuca_kKToV606w1oHBUJ2NlpiHBKn48SjZrZ4v5WykGKN9onI/s320/bloque-bipolar.jpg"As capacidades militares já não são definidas pelos tamanhos dos efetivos. Lutar contra as principais ameaças que existem hoje a nível global - terrorismo, crime organizado, tráfico de drogas e terrorismo cibernético - não requer a implantação de grandes aparatos militares", diz Saavedra.
Para o professor, a doutrina militar que definiu EUA até a primeira Guerra do Golfo, "na década de 1990 do século passado" (implantação maciça de tropas, golpe direto ao inimigo etc.) já não faz muito sentido.
Hoje , explica ele, a tendência na maioria dos países é a migração para a democracia e o respeito aos direitos fundamentais, de modo que a resolução de conflitos pode se dar por meio do "poder inteligente": dissuasão e gestão diplomática, como ocorreu recentemente com a tensão gerada entre os EUA e Síria quanto ao uso aparente de armas químicas por parte do governo de Bashar Al Assad.

Guerras políticas

"As guerras são vencidas não militarmente, mas politicamente e recentes guerras no Iraque e no Afeganistão são prova disso ", diz Saavedra.
No entanto, a redução dos gastos militares pode muito bem gerar distúrbios no Congresso, que se prepara para as eleições legislativas em novembro.
A reação à proposta foi rápida. Alguns membros republicanos do Congresso alertaram que os cortes poderiam afetar a capacidade de ação militar do país.
"O mundo não está se tornando um lugar mais seguro. Não é a hora de começar a reduzir as nossas Forças Armadas", disse o deputado republicano Michael Turner à Bloomberg.

Da BBC