A Força Aérea dos EUA planeja começar a aposentar 51 caças F-15C no início do ano fiscal de 2015. Vinte e uma unidades são de aeronaves baseadas no exterior.
A Força Aérea dos EUA pretende promover a redução gradual do número de aviões de combate baseados no exterior, como parte dos cortes planejados.
A USAF pretende aposentar 51 F-15C Eagles, incluindo 21 que estacionados no exterior, começando no ano fiscal de 2015, de acordo com oficiais da Força Aérea.
As reduções serão feitas ao longo dos próximos cinco anos , deixando a Força Aérea com um total de 179 unidades de F-15C, disse Ann Stefanik, uma porta-voz da Força Aérea no Pentágono. Mas Stefanik disse que não se sabe ainda se os cortes de F-15C no exterior serão do Pacífico ou da Europa, ou se eles seriam compartilhados por ambos os teatros.
Na Europa, 21 F-15C são atribuídos a RAF Lakenheath, na Inglaterra, todos com o 493º Esquadrão de Caça. Há 54 caças F-15C na base aérea de Kadena em Okinawa (foto abaixo). Os outros dois esquadrões de caça em Lakenheath compreendem os mais recentes F-15E Strike Eagles.
Os cortes da Força Aérea estão descritos no pedido de orçamento do presidente Barack Obama fiscal de 2015 e deve ser aprovado pelo Congresso. A Força Aérea planeja retirar quase 500 aeronaves em todos os inventários ao longo dos próximos cinco anos. As maiores economias virão da eliminação de duas frotas inteiras, de A-10 e U-2.

Se os cortes de F-15C se derem na Europa, marcaria a terceira redução significativa da frota de combate da USAFE desde 2010. A base aérea de Spangdahlem, Alemanha, perdeu 21 caças F-16 em 2010, como parte de um plano de redução de custos da Força Aérea.

A base do ano passado também disse adeus a 21 jatos A-10 – os últimos “Warthogs” remanescentes na Europa – como parte dos cortes da Força Aérea para atender limites orçamentais mais duras e uma nova estratégia de defesa mudando o foco da Europa para a região da Ásia-Pacífico.

Do Star and Stripes – Via: CAVOK

Nota: Porque acrescentei ao titulo  "Aquisição interessante"? Porque entendo que não obstante a nossa intenção de adquirir o Gripen, creio que a FAB poderia possuir uma aeronave de maior capacidade como instrumento mais efetivo de dissuasão. Fico imaginando 12 a 18 caças modernizados deste tipo, baseados em Anápolis atuando junto com os Gripen NG no futuro. Acredito inclusive que seria possível substituir o motor do F-15 (Força por motor 106 kN) pelo F414 (Força por motor 97.9 kN) do Gripen NG como forma de diminuir o custeio da operação do modelo F-15. Fica a ideia...