Ministério da Defesa da Croácia diz que a atual turbulência na Ucrânia "não tem nada a ver" com um atraso de cerca de cinco meses na devolução dos seus caças Mikoyan MiG- 21bisD e UMD que foram submetidos a reparos e upgrade em Odessa.

O pacote de melhoramentos incui telas multifuncionais digitais meloramentos nos aviônicos de origem Theca e radar. Bem como integração de novos equipamentos de navegação e comunicação. O contrato tem um custo de 13.900.000 € ( $ 19300000 ) e foi celebrado com a Ukrspecexport da Ucrânia. O projeto inclui a revisão de sete aeronaves monoplace e cinco biplace.


O ministro da Defesa Viktor Koprivnjak disse que cinco aeronaves já tiveram seus serviços concluídos. Entretanto houve um problema de integração com o sistema nevegação e comunicação. O entrave aparentemente é simples o que possibilitará a entrega dos aviões próximas semanas.
Em plena a Crise da Crimeia a Croácia recebeu em 21 de fevereiro seus dois helicópteros de transporte Mil Mi-8MTV/-17 retrofitados pela Ukrspecexport que para tanto usou suas instalações de reparação em Sevastopol em conjunto com a Motor Sich da Ucrânia e a Velika Gorica, da Croácia. Um segundo lote de quatro helicópteros deve passar pelo mesmo processo de reparação mas é improvável que isso ocorra esse ano devido a tensões na região.


Enquanto isso, o Ministério da Defesa croata assinou um contrato para treinar 16 pilotos em Omã usando seus PC -9 Pilatus em um curso de 150hs.

Do Flight Global - By Vinna