Funcionários da Rosoboronexport, a maior empresa estatal de vendas de armamentos e veículos militares russos para o exterior, encontraram-se recentemente com representantes de mais de 20 países interessados na aquisição de tanques, fuzis e aviões russos, entre eles o Brasil. A informação é do jornal russo Kommersant.
Segundo o jornal, o governo brasileiro deverá firmar em junho ou julho com a Rússia o acordo para a compra dos sistemas de defesa antiaérea Pantsir-S1 e Igla-s. Além dos mísseis, o Brasil também deverá adquirir os aviões Yak-130 UBS, de acordo com o Ministério da Defesa brasileiro.
Com os militares chilenos, os servidores da Rosoboronexport discutiram a venda de caminhões Kamaz e Ural, de aviões Yak-130 e de fuzis Kalashnikov-100. Os chilenos também mostraram interesse em radares Podsolnukh-E e sistemas de defesa antiaérea Igla-S. Os dois países confirmaram, também, a possibilidade de continuar as negociações sobre a venda de helicópteros: em 2010, assinaram contratos para a venda de seis aeronaves Mi-17, mas após o terremoto no Chile, a cooperação foi congelada.
Já os peruanos querem ampliar a cooperação militar com a Rússia e, de imediato, pretendem adquirir tanques T-90S e, em seguida, um lote de 100 veículos blindados BTR-80.