As autoridades australianas que coordenam a busca do avião da Malaysia Airlines informaram nesta segunda-feira (14) que o navio usado na procura pelo voo MH370 detectou uma mancha de combustível no oceano e que o material será analisado.

Eles ainda confirmaram que um veículo submarino autônomo será acionado "tão em breve quanto for possível" para continuar com a busca da aeronave. "Após seis dias sem detectar sinais acústicos é tempo de procurar sob a água", disse o chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, Angus Houston, em entrevista coletiva.
A primeira missão deste veículo autônomo, que é transportado pela embarcação australiana Ocean Shield, se centrará em uma área de 40 quilômetros quadrados onde se pensa que a aeronave caiu e terá uma duração de 24 horas.
Houston ressaltou que desde terça-feira passada a operação realizada para localizar as caixas-pretas, que já ultrapassaram os 30 dias estimados de duração de suas baterias, não voltaram a detectar nenhum possível sinal.
O veículo autônomo submarino Bluefin-21 tem capacidade para submergir até 4.500 metros de profundidade e sua incumbência será cartografar em três dimensões o fundo do mar. As autoridades disseram também que a partir da análise das primeiras missões serão fixados outros possíveis lugares para a busca da aeronave.
O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar.


Do G1