A Embraer lançou, nesta terça-feira, seu novo avião de transporte
militar, o KC-390, em um momento em que o Brasil intensifica sua entrada
no mercado global de transporte aéreo de segurança e Defesa.
A
aeronave foi apresentada na instalação de testes da empresa em Gavião
Peixoto, São Paulo, em uma cerimônia assistida pelo ministro da Defesa,
Celso Amorim, e pelo comandante Juniti Saito, da Força Aérea Brasileira
(FAB).
"Esse estágio significativo do programa KC-390 demonstra a
capacidade da Embraer em desenvolver um projeto completo e de alta
tecnologia e torná-lo realidade", disse Jackson Schneider, presidente de
segurança e Defesa da empresa.
Nelson During, analista do site
especializado Defesanet, considera o avião o maior veículo militar
desenvolvido no Hemisfério Sul, o que pode levar a Embraer "a um novo
patamar de negócios".
"A Embraer encontrou um nicho de mercado.
Os Hércules C-130 da Lockheed têm muitas atualizações, mas são naves que
podem ser substituídas. É um mercado que a Embraer pode atender",
comentou à AFP.
O desenvolvimento da aeronave, a maior já
construída pela indústria aeronáutica brasileira, custou R$ 4,6 bilhões
(US$ 1,9 bilhão), financiados pela Força Aérea em parceria com
Argentina, República Tcheca e Portugal. O preço unitário do avião não
foi informado.
Saito disse que a nova aeronave representaria "a
espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea", uma vez que o
avião é capaz de operar em diferentes condições, "da Amazônia à
Antártica".
A intenção é de que sejam vendidas 728 unidades da
nova aeronave em 77 países, um negócio no valor de 50 bilhões de
dólares. O preço unitário do avião não foi informado.
Amorim
afirmou que os países co-desenvolvedores - Argentina, República Checa e
Portugal - demonstraram a intenção de compra, assim como a Colômbia e
Chile.
Esse projeto, largamente financiado pela FAB, foi iniciado em 2009.
Com
35,20 metros de comprimento, 35,50 metros de envergadura e dois motores
de reação, o KC-390 tem capacidade para transportar 23 toneladas de
carga e alcança velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h.
O
Hércules existe em diferentes modelos, mas têm quatro motores
turbo-hélice, "que são mais lentos", explicou Claudio Moreira, consultor
da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Segurança e
Defesa.
O avião proverá back-up logístico em missões militares, humanitárias e de busca e salvamento.
A
Embraer, a terceira maior manufatureira de aeronaves comerciais do
mundo, atrás da gigante americana Boeing e da europeia Airbus, ainda não
indicou o preço unitário do avião, que estará disponível até o final do
ano.
Da Isto é
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