A Boeing disse que finalizou o projeto para o desenvolvimento do 777-9, o primeiro membro da família de aeronaves 777X a ser desenvolvido pela companhia norte-americana.
A Boeing disse nesta quinta-feira que completou a etapa de configuração da firma para a aeronave, marcando a conclusão dos estudos requeridos para finalizar sua capacidade e design básico.
A produção dos jatos 777X, a versão atualizada do jato de passageiros da Boeing 777-300ER, está prevista para começar em 2017, disse a fabricante norte-americana.
 
Da Exame

O Atual jato de longo alcance mais vendido pela Boeing, o 777 já está pronto para avançar de geração. A fabricante norte-americana divulgou nesta quinta-feira (27) que concluiu o processo de configuração da nova família de aeronaves 777X, que vai originar os modelos 777-800 e 777-900. Segundo a companhia, a primeira entrega está programada para 2020.
O processo de configuração, realizado em parceria com companhias aéreas clientes da Boeing e fornecedores , define como será a versão final da aeronave. Dados de túnel de vento, performance aerodinâmica e carga estrutural também são estudados para saber se o novo 777 cumpre os requerimentos. Com essa fase concluída, a produção tem sinal verde.
De acordo com a Boeing, a nova família 777 tem alcance, consumo de combustível e capacidade de carga “significativamente” superiores ao modelo atual e equivalentes a do Airbus A350, seu principal concorrente.
Como explica a fabricante, o novo 777 será 12% mais eficiente em consumo de querosene e terá custos operacionais 10% mais baixos, comparado a linha atual. A Boeing também revelou que prepara novidades para melhorar o conforto para os passageiros.
O programa 777X já tem 320 pedidos (firmes ou ainda em estudo) de seis companhias aéreas. A produção será iniciada em 2017. O Boeing 777-900X, com 76,7 metros de comprimento, será a maior aeronave do mundo equipada com apenas dois motores.