Segundo a coluna INSIDER publicada no bom site PLANO BRASIL a Marinha do Reino Unido teria oferecido “recentemente” à Marinha do Brasil o porta-helicópteros de assalto anfíbio Ocean (L12), de 21.500 toneladas. O navio entrou em serviço em 1998 – apenas três meses antes de o navio-doca Siroco (hoje Bahia) ser comissionado na Marinha Francesa –, e sua desprogramação está prevista para o ano que vem. A proposta aparece pouco mais de um mês do anúncio da desprogramação do navio-aeródromo São Paulo (A-12), mas em um cenário financeiro muito ruim.
O porta-helicópteros mede 203,4 m de comprimento (35 m a mais que o Bahia) por 35 m de largura (11,5 m a mais que o antigo Siroco). Sua tripulação é de 285 militares, mas existem acomodações para até 180 pilotos e mecânicos do destacamento aéreo que a unidade transporta.
O navio é capaz de embarcar 18 aeronaves de asas rotativas de diversos portes e funções (4,5 vezes a quantidade de helicópteros que o Bahia carrega), incluindo as de ataque ao solo, de transporte pesado e de guerra antissubmarina.