Em face da crescente demanda por aviões de combate franceses, a Dassault e a Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA) começarão em breve os estudos para uma nova versão do caça de combate Rafale. A fase de desenvolvimento deverá demorar seis anos e a designação será Rafale F4. A nova variante seguirá o Rafale F3-R atualmente em desenvolvimento e programado para completar os testes de qualificação no próximo ano.

O ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, autorizou o início do desenvolvimento da variante de próxima geração do Rafale. A aeronave vai introduzir novas capacidades capacitadas pelas modernas tecnologias de mísseis e motores. A França planeja manter o Rafale com as suas forças aéreas e navais pelo menos até 2040. A variante  F3-R, integrará o Meteor, o novo míssil ar / ar alargado da MBDA. Baseando-se em um novo radar AESA instalado para a aeronave, o Meteor será capaz de engatar alvos aéreos de intervalos superiores a 100 km. No domínio ar / solo, a variante F3-R transportará a suite designadora de alvos PDL-NG da Thales.

O padrão F4 incorporará a experiência operacional em combate do caça e permitirá o aperfeiçoamento contínuo do RAFALE. O Rafale entrou em serviço com a Marinha Francesa em 2004 e com a Força Aérea Francesa em 2006. Tem mais de 30.000 horas de vôo em operações, provou seu valor em combate no Afeganistão, Líbia, Mali, Iraque e Síria. É utilizado pela França (180 aeronaves encomendadas), Egito (24), Qatar (24) e Índia (32) - todos a nivel de encomenda firme.

By Vinna com informações do Defense Update