A Força Aérea Brasileira (FAB) deve
receber em 2018 as duas primeiras unidades da aeronave KC-390.
Considerado projeto estratégico da FAB, o maior avião militar produzido
no Brasil, promete ser o principal vetor da aviação de transporte
militar no país, está em destaque na feira de segurança e defesa que se
inicia nesta terça-feira (04/04) no Rio de Janeiro (RJ).
“É um projeto importantíssimo e está em
fase final de desenvolvimento. Nós já devemos ter a aeronave operando em
nossas organizações a partir de meados do ano que vem”, afirma o
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz
Rossato.
Com capacidade multimissão, o cargueiro e
reabastecedor tem programado para este ano uma bateria de campanhas de
ensaio. “A próxima fase é a certificação. Estão sendo realizados voos
para aferir a qualidade dos lançamentos de carga, do reabastecimento em
voo, do pouso em pistas com efeito de ventos cruzados, dentre outros
ensaios, como emissão de campos magnéticos intensos para verificar a
robustez da aeronave quanto a esses efeitos”, explica o Coronel Samir
Mustafa, gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa
Aeronave de Combate (COPAC).
De acordo com a fabricante, a Embraer,
os dois protótipos contabilizaram até março mais de 900 horas de voo. No
total, as duas aeronaves devem chegar a duas mil horas em campanhas de
testes. O cronograma deste ano prevê testes em pistas sob efeito de
ventos cruzados – previstos para serem realizados no sul do Chile -,
operações em condições de gelo – previstas para serem realizadas nos
Estados Unidos -, gelo artificial e certificação dos sistemas de
combustível, aviônico e de pressurização. No segundo semestre deste ano
deve ser realizada a campanha de testes avançados de reabastecimento em
voo. A primeira fase, realizada em fevereiro, avaliou o contato em seco,
ou seja, sem a transferência efetiva de combustível.
Campanha de ensaios já efetuou lançamento de paraquedistas.
O processo de certificação, previsto
para 2018, será realizado em duas etapas. Uma delas estabelece a
homologação da aeronave no âmbito da aviação civil e contempla itens
básicos de missão militar com características fundamentais para o voo,
atestando segurança, qualidade de voo, possibilidade de reabastecimento
em voo, transporte de cargas e lançamento. A outra prevê a integração de
todos os sistemas de missão. “A Final Operation Capability [Capacidade
Operacional Final] prevê integrar todos os sistemas de missão da
aeronave que tem o caráter especificamente militar”, afirma o gerente.
Em 2014, a FAB assinou o contrato de
aquisição de 28 aeronaves. No início de 2015, foi realizado o voo
inaugural do KC-390, dando início à fase de testes dos dois protótipos,
prevista para durar até 2018, quando começa a entrega das aeronaves.
Fonte: Agência Força Aérea
0 Comentários