A Embraer
está considerando produzir um novo avião de passageiros turboélice,
disse a empresa nesta quinta-feira, potencialmente voltando a um
segmento dominado pela franco-italiana ATR e a canadense Bombardier.
Terceira maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer disse que
recentemente consultou companhias aéreas sobre "potencial oportunidades
no mercado de turboélices", mas enfatizou que qualquer decisão ainda
estava longe.
O movimento representa uma inversão acentuada para a empresa que
deixou de produzir turboélices na década de 1990 para se concentrar em
jatos regionais - segmento que agora lidera globalmente, gerando mais de
metade de sua receita.
"É importante enfatizar que a Embraer
está longe de qualquerdecisão de lançar um novo programa de turboélice e
o processo está em a fase de avaliação", afirmou a empresa por e-mail.
"É um passo inicial, mas fundamental, para estabelecer um plano comercial para uma moderna plataforma de turboélices."
A
Embraer assumiu uma posição similar no início da década, mas desistiu. A
empresa lançará a próxima geração da linha comercial E-Jet nos próximos
anos, liberando recursos de pesquisa e desenvolvimento para uma nova
família de produtos.
Entre o Q400 da Bombardier e o ATR, líder
do mercado,de propriedade da Airbus e da Leonardo SpA, há cerca de 100
turboélices de aeronaves feitas a cada ano.
O chefe de aviação
comercial da Embraer, John Slattery, disse ao Aviation Club em Londres
que os turboélices de passageiros existentes têm "décadas de idade",
criando espaço para um participante de uma nova estrutura e motores,
segundo o Wall Street Journal, que deu a notícia nesta quinta-feira.
O
presidente-executivo da ATR, Christian Scherer, disse a jornalistas em
Paris na véspera, haver espaço limitado no mercado para um terceiro
fabricante ocidental de turboélices.
(Por Brad Haynes; reportagem adicional de Tim Hepher)
De Epoca
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