A empresa russa de segurança Kaspersky Lab confirmou nesta terça-feira, 19/9, que fornecerá soluções de segurança cibernética para as Forças Armadas Brasileiras, que incluem Exército, Força Aérea e Marinha.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, os softwares da Kaspersky serão utilizados na proteção contra vírus e em outros setores de segurança digital, como detecção de intrusos e de atividades maliciosas. 

Os contratos entre a Kaspersky e as Forças Armadas possuem duração de três anos. De acordo com a Folha, o acordo soma 8,4 milhões de reais, sendo que a maior parte (4,5 milhões de reais) é pelos serviços prestados ao Exército, seguido pela Força Aérea (2,3 milhões de reais) e Marinha (1,6 milhão de reais). As soluções da empresa devem ser instaladas em um total de 120 mil máquinas.

Em nota enviada para o IDG Now, a Kaspersky confirma a vitória na licitação pública, mas não informa detalhes sobre valores e duração do contrato nem sobre quais soluções específicas serão fornecidas para as Forças Armadas. Confira a íntegra da nota abaixo.

“Depois de uma complexa competição pública, que envolveu um rigoroso processo de avaliação para comparar a ampla gama de produtos de segurança, o Exército Brasileiro selecionou a Kaspersky Lab como seu provedor de segurança cibernética. Ganhar essa licitação posicionou estrategicamente a Kaspersky Lab para oferecer as mesmas soluções a todas as Forças Armadas Brasileiras (Exército, Força Aérea e Marinha).”