Enquanto as atenções estão fixadas no FlaxFlu político, a PEC 52/2012, do senador Vicentinho Alves, voltou a tramitar no Senado Federal. A proposta cria a Polícia Hidroviária Federal, retirando da Marinha do Brasil o controle e fiscalização do tráfego hidroviário, inclusive dos portos. A PEC foi representada recentemente e, agora, aguarda a indicação de um relator.
Em tempo...
O senador Vicentinho Alves é aliado de Temer, investigado por supostamente favorecer a Rodrimar, operadora de terminais, no caso do Decreto dos Portos.

Do Blog do Ancemo (O Globo). 

Ação de piratas em rios da Amazônia causa prejuízos milionários

Empresas de navegação fluvial têm perdido, por ano, cerca de 100 milhões de reais por causa de furtos e de roubos nos rios da Amazônia. Os dados são do Sindarma, Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas.

As ocorrências atingem todos os estados da região Norte. Derivados do petróleo e eletroeletrônicos, como peças de computador, são as mercadorias mais visadas. Há também muitos assaltos a transportes de passageiros. De acordo com o presidente do Sindarma, Claudomiro Carvalho, as fiscalizações realizadas pelos estados não são suficientes. Ele sugere a criação de uma “polícia federal hidroviária”.
"O que mais preocupa a gente é que a ação dessas quadrilhas, elas são crescentes, e aí elas levam à prostituição infantil, ao tráfico de droga, e a uma série de outros delitos que vem em função dessa capitalização do crime. Por isso até que a gente defende um apoio do governo federal no sentido de criar uma polícia hidroviária federal. A gente ter realmente uma polícia voltada para o rio nos moldes que temos a polícia rodoviária nas nossas estradas federais".

De acordo com os dados do Sindarma, os locais de maior frequência dos crimes são o rio Madeira, com cargas de combustíveis; o estreito de Breves, no Pará, com eletroeletrônicos; e o rio Solimões, próximo aos municípios de Coari e Tefé, com ataques a embarcações de passageiros.

O caso mais recente ocorreu em maio, quando uma balsa de 400 toneladas, avaliada em 300 mil reais, foi furtada. O caso ocorreu no rio Negro, na zona oeste de Manaus. A embarcação ainda está desaparecida.

Sobre a criação de uma polícia hidroviária federal, o Ministério da Justiça informou que seria necessária uma alteração no Artigo 144 da Constituição Federal. O tópido ressalta que a segurança pública é exercida apenas pela polícia federal; rodoviária federal; ferroviária federal; polícias civis; militares e corpos de bombeiros militares.

A reportagem tentou entrevista com o delegado Carlos Augusto, da Polícia Civil do Amazonas, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Da EBC