Boeing foi escolhida para construir o próximo jato de treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos em um contrato de até 9,2 bilhões de dólares no decorrer do programa, informou a Força Aérea norte-americana nesta quinta-feira. 

A Boeing se uniu à sueca Saab para desenvolver um novo avião para a competição, superando a Lockheed Martin e a Leonardo DRS.

A Força Aérea dos EUA planeja comprar 351 dos jatos e espera que o programa esteja em plena operação em 2034.

A Boeing não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A vitória é significativa para a Boeing, que reorganizou seu negócio de defesa há mais de um ano, na esperança de um "nível de franquia".

A adoção de grandes contratos de defesa era difícil para a Boeing, mas Leanne Caret, presidente-executiva da divisão de Defesa, Espacial e Segurança da Boeing desde fevereiro de 2016, ajudou a empresa a conquistar mais contratos.

A fabricante superou a oferta da Lockheed, que apresentou uma versão modificada do seu jato de treinamento T-50 desenvolvido em conjunto com a Korea Aerospace Industries. A Boeing também venceu a italiana Leonardo DRS, que ofereceu o T-100, uma versão modificada de seu M-346.

A Força Aérea dos EUA quer substituir sua antiga frota de aviões T-38, que têm quase 50 anos, e analistas disseram que a encomenda poderia chegar a até 600 aviões.

Este prêmio vem depois que a Boeing teve problemas para entregar à Força Aérea norte-americana seu novo jato de reabastecimento em vôo, o KC-46.

Da Reuters - Via: Terra


Sobre o T-X

A Boeing iniciou o programa T-X em 2010 e três anos depois ganhou a companhia da SAAB, que passou a colaborar no desenvolvimento da aeronave – a força aérea da Suécia também está em busca de um novo jato de treinamento avançado.

Há algum tempo a Boeing não consegue vender um novo projeto militar para as forças armadas dos Estados Unidos. Mas essa maré virou, o “T-X”, será o jato de treinamento da Força Aérea dos EUA (USAF), avaliado inicialmente em US$ 9,2 bilhões.

A USAF buscava uma aeronave de nova geração para substituir seus veteranos Northrop T-38 Talon, modelo de treinamento avançado baseado no caça F-5. Os Talon, em serviço nos EUA há 55 anos, são aplicados na formação de pilotos de caça. O contrato da força aérea americana prevê a aquisição de até 350 novas aeronaves para essa função.
Como explica a fabricante, que ainda não revelou dados sobre o desempenho da aeronave, o T-X foi desenvolvido com a capacidade de poder evoluir depois que entrar em operação, empregando gradualmente novas tecnologias que surgirem. O aparelho para dois ocupantes é monomotor e chama atenção o design da cauda, com duas derivas.  Estima-se que o T-X pode alcançar sua capacidade operacional em meados de 2024, se caso for o vencedor do programa.