Em comunicado, a fabricante da aeronave admitiu versão das autoridades do país asiático. Outras companhias que operam com o modelo 737 MAX foram avisadas.
A Boeing admitiu implicitamente nesta quarta-feira (7) que um sensor poderia ter causado a queda do 737 da companhia Lion Air na Indonésia e instruiu as companhias aéreas diante do mesmo problema. O defeito havia sido
apontado na análise da caixa preta por autoridades do país asiático
ainda na segunda-feira.
A montadora americana explicou em um
comunicado que antes do acidente, os pilotos do avião que caiu no mar de
Java, com 189 pessoas a bordo, podem ter recebido informações
incorretas de um sistema de informação da aeronave, de acordo com os
primeiros elementos encontrados na caixa preta.
"O comitê de segurança dos
transportes indonésio indicou que o voo 610 da Lion Air recebeu
informações errôneas de um dos sensores", informou o grupo aeronáutico.
A Boeing publicou uma versão atualizada de
"seu manual de operação no qual indica ao operadores as medidas que a
tripulação deve adotar nos casos em que os sensores transmitem
informações errôneas".
Umas 246 aeronaves 737 MAX, última
versão do 737, o avião comercial mais vendido do mundo e galinha dos
ovos de ouro da Boeing, estariam afetados, segundo a FAA, regulador
americano aéreo.
Quarenta e cinco exemplares, operados pela
SoutWest Airlines, United Airlines e American Airlines, são afetados
nos Estados Unidos.
Esses sensores, também conhecidos como
sensores de ângulo de ataque, indicam aos pilotos a inclinação da
aeronave e podem alertar para uma possível perda de estabilidade da
aeronave.
O Boeing 737 MAX 8 da companhia de baixo
custo Lion Air, que entrou em serviço há apenas alguns meses,
desapareceu meia hora depois de decolar de Jacarta.
Pouco antes, os pilotos pediram permissão ao controle de tráfego aéreo para retornar ao aeroporto de origem.
As autoridades indonésias indicaram que o
aparelho sofreu problemas técnicos durante seus últimos quatro voos, em
um deles houve problemas nos sensores de incidência e naqueles que
indicam a velocidade.
Durante um voo entre Bali e Jacarta, os
dois sensores de incidência mostraram um ângulo divergente de 20 graus,
embora precisassem estar alinhados.
Um relatório preliminar sobre as causas do acidente será publicado no final de novembro.
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