Comandante da Aeronáutica visita o Paraguai

Fonte: CECOMSAER - FAB

Como parte do acordo governamental firmado entre o Brasil e o Paraguai, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, realizou no dia 10 de julho uma visita oficial à cidade de Assunção. O evento veio a fortalecer o relacionamento dos dois países na execução das atividades realizadas pela Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), da qual o Brigadeiro Saito é precursor da Assessoria Aerotática (ASAT).

A visita implica no fortalecimento das atividades envolvendo a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Paraguaia (FAP). No acordo, a FAB doará três aeronaves T-27 Tucano e prestará apoio logístico às aeronaves da FAP de fabricação brasileira. Em contrapartida, o Brasil receberá uma aeronave Boing 707 e cinco aeronaves AT-26 Xavante.

Durante a assinatura do Ajuste Complementar, o Comandante da Aeronáutica foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico “Teniente Primero Silvio Petirrossi en el grado de “Gran Cruz”. Em sinal de agradecimento, o Brigadeiro Saito ressaltou: “Conhecedor dos valores e tradições que emoldurecem a trajetória de glórias da Força Aérea Paraguaia é, para mim, motivo de regozijo e rara emoção ser alvo da generosa distinção representada pela comenda Ordem do Mérito Aeronáutico Teniente Silvio Petirrossi.”

Na chegada à I Brigada Aérea, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Comandante da Força Aérea Paraguaia, General de Divisão Aeronáutica Humberto Gregor Pacher. Também estavam presentes o Adido Aeronáutico no Paraguai, Coronel-Aviador Eduardo dos Santos Raulino e o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Aviador Ramão Gavarros Bueno. Acompanhando o Brigadeiro Saito estavam o Comandante Geral de Apoio, Major-Brigadeiro-do-Ar Antônio Gomes Leite Filho, o Chefe da 4SC do Emaer, Brigadeiro-do-Ar Ricardo da Silva Servan e o Chefe da Assessoria Parlamentar da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araújo.

Criada em 1982, a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) tem a finalidade de executar as atividades estabelecidas entre as duas Repúblicas, Brasil e Paraguai. Nesses 26 anos, a Missão vem se destacando pelo ininterrupto assessoramento técnico-operacional, administrativo, logístico e de ensino à Força Aérea Paraguaia (FAP), bem como pelo especializado apoio de Proteção ao Vôo à Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil.


Força Aérea Paraguaia – FAP se reinventa de novo...

By Vinna.


http://i2.photobucket.com/albums/y28/Brunner-yel/brunner-yel%20II/ParaguatBoeing707321.jpg

707 da FAP

A Força Aérea Paraguaia (PAF) tem a intenção de permutar com a Forca Aérea Brasileira um Boeing 707 e cinco de seus Embraer EMB-326 Xavante com poquissimas horas de voo (3.000 horas em média). A intenção é trocar estas aeronaves por pelo menos três Embraer T-27 Tucano e peças de reposição aeronaves brasileiras do inventário da FAP, em especial os Tucano e os dois helicópteros Helibras HB-350 Ésquilo.

http://www.cavok-aviation-photos.net/Paraguay/HB350_H025.jpg
Helibras HB-350 Ésquilo da FAP

Segundo informações oriunda do comandando da Força Aérea Paraguaia, é recuperar alguma operacionalidade uma vez que a frota encontra-se com baixo nível operacional por razões orçamentárias, o que tem inviabilizado operações.

O acordo aguarda apenas a aprovação do Congresso que inclui também um pacote de logística e treinamento de manutenção para os aviões T-25 e T-27, ambos de origem brasileira.


http://www.cavok-aviation-photos.net/Paraguay/EMB326_1010.jpg
AT-26 Xavante da FAP

A Força Aérea Paraguaia adquiriu seus Embraer EMB-326 Xavante, em 1979, e mais de uma célula adicional em 1981. Os aviões compõem o 1 º Esquadrão Caça "guarani", com uma sede em Assunção, mas neste momento não estão operacionais, por razões orçamentarias, tendo voado pela última vez em 2005. Já os helicópteros Helibras HB-350 Ésquilo apenas 3 das 5 unidades desta aeronave encontram-se operacionais. Com o acordo a Força Aérea Paraguaia pretende recompor minimamente sua capacidade atuação.

http://i2.photobucket.com/albums/y28/Brunner-yel/brunner-yel%20II/FAP-T276.jpg

T-27 da FAP ao lado de C-95 da FAB