The image “http://www.radiomundial.com.ve/yvke/files/img_noticia/t_satelite_simon_bolivar_y_chavez_212.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Chávez anuncia lançamento de satélite de telecomunicações

Fonte: O Globo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que seu país lançará, dentro de três meses, um satélite de telecomunicações chamado Simón Bolívar. "Em três meses a Venezuela lançará um satélite que se chamará Simón Bolívar, e o emprestamos aos Estados Unidos se eles necessitarem, assim como lhes damos petróleo. Porque eles precisam de nós", disse o presidente. Ele pediu aos EUA que "não se metam conosco, porque nós fazemos falta a eles" e, defendendo a unidade latino-americana, completou: "quanto mais unidos estejamos, menos se meterão conosco". Chávez, junto a seu par equatoriano, Rafael Correa, constituíram ontem uma empresa mista para a construção de uma refinaria no Pacífico. O presidente venezuelano instou os Estados Unidos a retirar a Quarta Frota Naval, reativada para aumentar sua presença na América Latina e no Caribe.

[sinosat-2__1.jpg]
Venezuela e Uruguai lançam satélite "Simón Bolívar"

Da France Presse - Via G1

(AFP) - O satélite de comunicações "Simón Bolívar", construído a pedido da Venezuela e do Uruguai por uma empresa chinesa, será lançado no final de setembro ou outubro e estará pronto para operar em novembro, afirmou nesta terça-feira o ministro da Ciência e Tecnologia venezuelano, Héctor Navarro.

Navarro, que está em Montevidéo, avisou que "tudo está sendo cumprido de acordo com o programado", com a "construção do satélite na China" e "as estações de controle em terra, na Venezuela".

Segundo ele, no final de abril o equipamento eletrônico estará disponível nas estações terrestres e que "o lançamento está previsto pela empresa fabricante, a chinesa A Grande Muralha, para o final de setembro ou outubro".

O satélite "deve entrar em operação em novembro", acrescentou.

Navarro disse ainda que o satélite foi concebido para uso governamental com fins sociais, "mesmo assim, os governos uruguaio e venezuelano poderão vir a fazer uso comercial do satélite".

http://www.fayerwayer.com/up/2008/03/simonbolivar.large.jpg
O Uruguai tem participação de 10% e fará uso desse direito como achar mais conveniente", afirmou o ministro, que revelou que o satélite foi financiado pela Venezuela, por 241 milhões de dólares.

Navarro explicou que o objetivo do satélite para a Venezuela é levar "comunicação de qualidade" ao sul do país, já que o norte "está relativamente coberto por fibra ótica".

Para o Uruguai, o satélite beneficiará as comunicações e as previsões metereológicas e possibilitará reduzir os custos de conexão dos usuários de banda larga, explicou o presidente da Unidade Reguladora dos Serviços de Comunicação uruguaia, Léon Lev, ao jornal El Observador.