Finalmente o S-2T para a Marinha do Brasil

Fonte: ALIDE

Fontes ligados ao processo de aquisição dos aviões S-2T TurboTracker para a Marinha do Brasil informaram à ALIDE que em poucas semanas deve ser assinado um contrato com a Embraer,. A empresa nacional será o contratado principal do programa TurboTracker brasileiro.

No contrato está previsto a aquisição de células antigas de S-2F armazenadas no deserto pela Marinha dos EUA, a modernização dos sistemas propulsivos com a instalação de motores turbo-hélice Honneywell (ex-Garrett Air Recearch) TPE 331-14GR no lugar dos radiais originais, e a instalação de novos aviônicos e eletrônica de missão. Serão ao todo seis células, sendo que três delas serão fornecidas numa configuração para transporte de carga e passageiros (COD - Carrier Onbord Delivery), e outras três configuradas para aeronave de alerta antecipado (AEW - Airborne Early Warning). Uma das células COD, no entanto deverá ser entregue plenamente configurada como aeronave-tanque para a realização da função de reabastecimento em vôo (revo) dos A/F-1 (A-4Ku) da Marinha do Brasil. Os demais COD serão "fitted for", ou seja poderão, no futuro ser convertidos com certa facilidade para a missão de revo. A simples troca de motor pelo novo turboélice, muito mais leve, adiciona cerca de 2250 kg (4500 libras) de carga útil à nova aeronave, além de melhorar sensivelmente a performance operacional desta aeronave.

As três células COD serão entregues primeiro, por serem mais simples e por demandarem menor envolvimento direto da Embraer em sua preparação. A idéia é que a primeira aeronave destas seja entregue 18 meses após a assinatura do contrato. Pode ser que haja uma extensão deste período por mais seis meses, para permitir ajustes finais e incorporação de novos detalhes solicitados pelo cliente do desenrolar do programa industrial. Já as células convertidas em AEW, um programa muito mais complexo que os CODs, devem levar aproximadamente 36 meses para serem entregues à Força Aeronaval.

Neste momento, estão sendo realizados os acertos finais entre a Embraer e a Marinha para substituir os componentes que haviam sido selecionados no período de estudos anterior (entre 2001 e 2004) que porventura, ou não estejam mais disponíveis no mercado, ou cujos preços tenham variado ao ponto de torná-los não-competitivos. Após um longo hiato, este projeto foi retomado a partir da aprovação de um estudo do Estado Maior apresentado no ano de 2007.

Segundo esta fonte, pessoal técnico da Marinha deve visitar as instalações da firma Marsh Aviation, na cidade de Mesa no estado americano do Arizona, o maior especialista mundial na recuperação e modernização dos Grumman S-2, para preparar o início dos trabalhos. As entregas devem então se dar entre 2011 e 2012 com uma vida operacional esperada de pelo menos 10 anos operando no NAe São Paulo.


NOTAS do BLOG: Considerando que a capacidade de combustível que um A-4 pode transferir a outro é limitada e a alocação de alguns Skyhawks para essa tarefa acarretará na diminuição do número de aeronaves disponíveis para o combate. O Tracker, equipados com motores turboélices para esta missão. De acordo com o que afirmou o Capitão Marcondes ao JETSITE:"Nós temos observado com cuidado as características do Turbo Tracker e, ao nosso ver, parece ser a aeronave com melhor relação custo/benefício e capacidade operacional disponível no mercado.". Neste caso, além de operar como reabastecedor, os Turbo Trackers poderiam executar normalmente a função de AEW, com a instalação do radar Ericsson Erieye, o mesmo instalado nas aeronaves R-99A da FAB, e também na função de COD (Carrier On-Board Delivery).

A proposta de aeronave AEW mais barata e de menor risco até agora foram dos Tracker com o custo de US$120 milhões.

O que não entendo é porque comprar celulas da US Navy se existem 12 aeronaves Tracker estocadas no PAMA/SP - Parque de Manutenção Aeronautica de São Paulo, desde a retirada em serviço dessas aeronaves pela FAB. O Turbo Tracker encontra-se em exposição no Museu da Aeronautica - MUSAL. (fonte: http://www.rudnei.cunha.nom.br)

Saiba mais sobre a utilização dessa aeronave no Blog Voo Rasante.