"Pré sal cubano": por aqui nada se noticiou a respeito. O jornal "el Nueno Herald", de Miami, publica matéria sobre a bacia petrolífera situada em águas territoriais cubanas, no Golfo do México e anuncia uma possível "batalha pelo petróleo cubano", pois a prospecção fica a 50 milhas da costa da Flórida, nos Estados Unidos.


Passeio no Quintal: Renovada a cooperação Cuba x Russia

By Vinna com informações do
Ria Novosti, O Globo e Pravda


A delegação Russa em visita a Cuba ofereceu suporte para que o país caribenho incremente suas forças de defesa aérea.


http://www.armyrecognition.com/europe/Pologne/MSPO/MSPO_2007_Defence_Exhibition_Poland/pictures/osa-ak_Rega_2_missile_MSPO_2007_Defence_Exhibition_Polish_army_001.jpg
Sistema Osa-AK

Segundo o Ria Novosti devem ser vendidos a Cuba sistemas de misseis antiaéreos Osa-AK e Kvadrat, lançadores de missis portateis Igla e radares P-18 y P-19.

O Exército da Rússia e Cuba vão trocar experiências na organização tática de defesa aérea e no treinamento de oficiais - disse Igor Konashenkov, porta-voz da Forças Terrestres russas. - Os dois lados vão discutir um programa de treinamento de militares cubanos em academias de defesa aérea tática e centros de treinamento na Rússia - acrescentou.


http://www.armyrecognition.com/europe/Hongrie/exhibition/Kecskemet_2007/pictures/p-18_radar_Station_Kecskemet_2007_Air_Show_Hungary_001.jpg
Radar P-18

A delegação, encabeçada pelo general Alexander Maslov, também buscará estreitar os laços entre o Moscou e as Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, através da troca de experiencias, as partes debateram a possibilidade de que militares cubanos tomem conhecimento geral dos modernos produtos militares em produção na Russia.


The image “http://img.rian.ru/images/11786/26/117862607.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

A Rússia também propôs a Cuba modernizar seu parque de manutenção aeronáutico e locomotivas, efetivar o intercâmbio na área de energia além de ajudar a construir uma frota de petroleiros, declarou o vice ministro Russo da Industria e Comercio, Stanislav Naúmov.

De sua parte Cuba ofereceu que empresas Russas retomassem a Cooperação na área de petróleo, especificamente através da exploração de jazidas terrestres e da plataforma marítima cubana na área voltada para o Golfo o México (ainda pouco explorada). Cuba produz atualmente 80.000 barris diários, 60.000 Barris de petróleo e 20.000 de gás. (ver imagem no topo deste "post")

Essa cifra representa 50% do consumo nacional. Os experts são otimistas e avaliam o potencial da Zona Econômica Exclusiva cubana no Golfo de México em 20 milhões de barris diários. A Zona objeto da barganha é uma área de 112.000 quilômetros que se estende pela costa norte de Cuba até um triângulo que se localiza entre as águas territoriais do México e Estados Unidos.