helicóptero da FAB cai; 3 morrem e 3 se ferem

Fonte: Terra - Omar Jacob - Direto de Fortaleza

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo H-1H, matrícula 8532, caiu por volta das 17h em uma área de salinas, na cidade de Icapuí, a 202 km de Fortaleza, no litoral oeste do Ceará, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte. A aeronave transportava seis tripulantes - três morreram e os demais ficaram feridos. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Aracati, a cerca de 55 km de Icapuí.

O Comando da Aeronáutica informou que iniciou as investigações para identificar as causas do acidente. A Polícia Civil relatou que o helicóptero pegou fogo após a queda. Os corpos dos mortos ficaram carbonizados.

As informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes e a identificação deles são desencontradas. Segundo a Polícia Civil, dois tripulantes estariam gravemente feridos e o outro, que seria o piloto, teria tido apenas escoriações e queimaduras leves.

Já a Polícia Militar informou que piloto, co-piloto e um oficial morreram. Os outros três tripulantes, identificados como os sargentos Fábio Marinho, Ernesto Perreta e o major André Topini teriam se ferido.

O piloto teria tentado um pouso forçado na área, um terreno onde é plantado caju e não tem casas. A Polícia Civil informou que o região é de difícil acesso e só seria possível chegar até o local da queda com veículos de tração. A aeronave teria saído de Natal, no Rio Grande do Norte, com destino a Fortaleza, no Ceará.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de cidades da região foram deslocadas para auxiliar no socorro às vítimas.


Três pessoas morrem em acidente com helicóptero da FAB no Ceará

Gustavo Paul - Fonte: O Globo

Três militares morreram e outros três ficaram feridos em um acidente com um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) na cidade de Icapuí, no interior do Ceará. A aeronave modelo H-IH, matrícula 8532, fazia a rota entre Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Fortaleza e teria tentado um pouso forçado às 17h em um campo de futebol na periferia da cidade. De acordo com o capitão Nelson Uchôa, do Corpo de Bombeiros do Ceará, ocorreu um incêndio logo depois do pouso e três vítimas foram carbonizadas. Uma delas seria uma militar feminina. Não foram divulgados os nomes dos tripulantes nem as causas do acidentes.

Dois militares ficaram gravemente feridos e foram transferidos de helicóptero no início da noite para Fortaleza. A terceira vítima, que seria o piloto, teve apenas escoriações e queimaduras leves. Logo depois do acidente, os sobreviventes foram socorridos por policiais locais, que os encaminharam para o hospital do Município de Aracati (CE), distante 55 quilômetros do acidente, onde receberam os primeiros socorros.

De acordo com populares de Icapuí, o helicóptero voava baixo pela região. Após alguns minutos uma fumaça densa e preta foi avistada na localidade, o que despertou a atenção dos moradores. O Comando da Aeronáutica divulgou uma nota na noite de ontem lamentando o incidente. O Comando informou que serão iniciadas investigações para identificar as causas do acidente.

Eis a íntegra da nota:

"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que na tarde de hoje, 14 de novembro de 2008, um helicóptero da Força Aérea Brasileira, modelo H-1H, matrícula 8532, acidentou-se no deslocamento entre Natal (RN) e Fortaleza (CE). Em consequência, dos seis tripulantes da aeronave três vieram a falecer e três encontram-se feridos, tendo sido imediatamente encaminhados para o hospital do Município de Aracati (CE), onde receberam os primeiros socorros. O Comando da Aeronáutica iniciou as investigações para identificar as causas do acidente."


Helicóptero cai e mata três em Icapuí


Portal Verdes Mares / com informações do Estadão e da Agência Estado

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu às 16h40 desta sexta-feira (14), em Icapuí, a 202 km de Fortaleza. Na aeronave, de prefixo 8532, estavam seis tripulantes, todos militares da Aeronáutica.

Três deles, cujos nomes ainda não foram divulgados, morreram na queda. Outros três ficaram gravemente feridos, um deles, em estado mais grave, com 50% do corpo queimado e uma possível fratura na coluna.

Estão hospitalizados os sargentos Fábio Marinho e Ernesto Perreta e o major André Topini. Os militares foram levados inicialmente para o hospital do município de Aracati e, depois, para Fortaleza. Até por volta das 19h20, não havia informações sobre o estado de saúde deles.

A aeronave saiu da Base Áerea de Natal, onde participava de um treinamento aéreo. Segundo a polícia, o acidente ocorreu em um terreno vazio e o aparelho pegou fogo após a queda. Em nota, a FAB informou que a aeronave, modelo H-1H, matrícula 8532, seguia de Natal, no Rio Grande do Norte, para a capital cearense. O Comando da Aeronáutica iniciou as investigações para identificar as causas do acidente.

Confira agora o vídeo exclusivo de um cinegrafista amador que estava no momento do acidente: