Brasil oferece aviões militares a Moçambique
Fonte: Diário Digital
O Governo brasileiro vai oferecer aviões T-27 à Força Aérea moçambicana e ajudará a criar uma unidade para operações de manutenção de paz no exército de Moçambique, anunciou hoje o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
"Vamos providenciar a transferência do T-27, um avião utilizado no Brasil para treinos militares", disse Nelson Jobim aos jornalistas, no final de uma audiência concedida pelo presidente moçambicano, Armando Guebuza.
"Verificarei a possibilidade de mandar mais alguns aviões. Estamos a fazer uma mudança na Força Aérea brasileira, estamos a substituir os T-27 pelos Super Tucanos. Com isso, queremos ver quais os aviões que podemos mandar para cá" (Moçambique), afirmou Nelson Jobim.
O governante brasileiro indicou que nos próximos dias dois oficiais e igual número de mecânicos moçambicanos vão deslocar-se ao Brasil para se familiarizarem com o avião que as autoridades de Defesa brasileiras pretendem transferir para a Força Aérea moçambicana.
Brasil ajudará Moçambique a treinar unidade de manutenção de paz
cri Online
O Brasil se comprometeu a ajudar a criar uma unidade de manutenção de paz no exército de Moçambique, que pode ser utilizada na União Africana e outras operações humanitárias e de manutenção de paz no continente africano.
Dentro de dois meses chegará a Maputo um grupo de oficiais brasileiros para começar a implantação da unidade, afirmou o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, ontem(26), na capital moçambicana.
"Faremos treinos aqui e, posteriormente, contingentes moçambicanos poderão fazer os treinos no Brasil, mas iniciaremos aqui", afirmou Nelson Jobim.
Ministro da Defesa do Brasil chega hoje para estreitar cooperação
Fonte: Angola Press
O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, chega hoje,sexta-feira, à Guiné-Bissau, para estreitar a cooperação no domínio da defesa com as autoridades guineenses, disse o conselheiro da embaixada daquele país em Bissau, João Quintaes.
"Esperamos com esta visita, acompanhada por uma comitiva de altos oficiais militares brasileiros, estreitar a cooperação no domínio da defesa com a Guiné-Bissau", afirmou à agência Lusa o conselheiro da embaixada do Brasil.
Segundo João Quintaes, a visita ocorre no âmbito de um périplo do ministro a outros países africanos, incluindo São Tomé e Príncipe, África do Sul e Moçambique.
"A Guiné-Bissau será a última etapa desta visita", sublinhou.
O Brasil coopera actualmente na Guiné-Bissau em alguns projectos pontuais na área da Defesa, nomeadamente na reforma dos tribunas militares.
O ano passado, as autoridades brasileiras doaram três mil uniformes e camuflados às forças armadas guineenses.
"São acções pontuais e esperamos que com a chegada do ministro da Defesa possa ser estreitada a cooperação nesse campo", frisou o conselheiro da embaixada.
João Quintaes explicou igualmente que actualmente há um memorando de entendimento e de cooperação na área da Defesa em estudo na Assembleia Popular da Guiné-Bissau.
"Estamos a aguardar a aprovação desse acordo quadro que servirá de marco para acções futuras", disse.
Questionado sobre os 30 oficiais guineenses reformados o ano passado e que aguardam seguir para o Brasil para fazer formação, o conselheiro disse esperar que a "visita (do ministro da Defesa) possa empurrar o processo, que está algo paralisado".
"Da parte brasileira já se encontra tudo resolvido", afirmou, sublinhando que há um problema técnico na atribuição dos recursos financeiros que ainda não foi resolvido.
"Essa é uma providência chave que ainda não foi efectuada e estamos apenas a aguardar a sua definição para que possamos materializar a iniciativa", acrescentou.
Os fundos para a reforma dos 30 oficiais guineenses foram doados pelo governo da Nigéria à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que por sua vez, os doará à ONU em Bissau para administração.
0 Comentários