Piratas virtuais furtam dados sobre avião de caça nos EUA

Fonte: Folha Online

Piratas virtuais invadiram os computadores do Pentágono e tiveram acesso a dados do projeto de construção do avião caça Joint Strike Fighter, um dos mais caros já empreendidos pelo Departamento de Defesa dos EUA, orçado em US$ 300 bilhões. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo "Wall Street Journal".

De acordo com a publicação, os piratas virtuais entraram no sistema e fizeram o download de "vários terabytes" de dados relacionados ao desenho e a sistemas eletrônicos do avião, fazendo com que fique mais fácil combatê-lo. O jornal afirma que não há informação específica sobre a identidade dos invasores e a magnitude dos danos causados por essas operações.

Um ex-oficial envolvido com o assunto afirma que o volume de ataques do gênero --ou as ações detectadas pelo governo-- cresceram muito nos últimos seis meses, em um fenômeno sem precedentes.

A administração de Barack Obama está tomando medidas para conter essa escaladas, inclusive contratando piratas virtuais. A ideia é contratar pessoas que exercem esse tipo de atividade para que elas ajudem a melhorar a segurança das redes de comunicação do país.

O secretário de Defesa do país, Robert Gates, afirmou que o Pentágono quer aumentar de 80 para 250, até 2011, o número de especialistas no assunto treinados por ano.

Após denúncias de que os Estados Unidos não estão bem preparados para ataques virtuais, a Casa Branca fez um estudo sobre como o governo pode usar a tecnologia para melhorar a segurança em áreas que vão da rede elétrica até a cobrança de impostos, passando por sistemas de controle aéreo e do mercado de ações.

Enquanto o país tem estratégias claras para agir no caso de um ataque aéreo, por exemplo, não há algo similar no que se refere à área digital. 'Nós claramente não estamos preparados como deveríamos', afirmou David Powner, diretor de tecnologia do Government Accountability Office (GAO --o braço investigativo do Congresso norte-americano).

Nota: Teria sido obra de hackers chineses?