Circula no governo um ambicioso projeto para tentar elevar a participação da Embraer no mercado internacional. Trata-se da compra da sueca Saab, responsável pelos caças Gripen, que estão na concorrência para o projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira. O presidente da Embraer, Frederico Curado, ainda está com um pé atrás, mas já há gente do BNDES com um plano na manga para a operação. A Embraer faria uma troca de ações, assumindo o controle da empresa, sem desembolsar um centavo. Isso ficará em sigilo até que o governo defina o vencedor da concorrência do FX-2.
Suécia nega ajuda à GM e Saab
Norte-americanos requisitaram empréstimo para o governo escandinavo
Por Vitor Matsubara - 4 Rodas
A Saab entrou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, com uma declaração de insolvência, situação em que a empresa acumula uma quantidade de dívidas excessiva e não é capaz de saldá-las. A situação pode acelerar a falência da marca.
Mesmo com o anúncio, a empresa garantiu que, por enquanto, continuará operando normalmente. Para sobreviver, a montadora – pertencente ao grupo General Motors desde 1990 - afirmou precisar de uma ajuda de 1 bilhão de dólares.
Segundo a agência de notícias Efe, uma união com a Opel – subsidiária alemã da GM e que também passa por um momento crítico – poderia ser a saída mais viável para salvar a montadora escandinava.
Nesta semana, o governo sueco afirmou que não prestará qualquer tipo de assistência à Saab. O anúncio foi uma resposta à GM, que pedia por um auxílio financeiro. Além da Suécia, a empresa ainda tenta obter um empréstimo de 6 bilhões de dólares junto aos governos de Inglaterra, Alemanha, China e Tailândia.
Caso a resposta seja positiva, a quantia poderia se somar aos 16,6 bilhões de dólares adicionais pedidos pela montadora às autoridades norte-americanas na última terça-feira, 17 de fevereiro.
Vale lembrar que, até o momento, o governo dos Estados Unidos já concedeu 9 bilhões de dólares em empréstimos emergenciais para a fabricante.
Nota: A SAAB Automobile é controlada pela GM. É a divisão de carros do Grupo sueco SAAB do qual faz parte a Saab AB - Aviation alvo dos questionamentos envolvendo a EMBRAER.
Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica recebe hoje, 4 de maio de 2009, das empresas participantes (listadas a seguir em ordem alfabética) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), as ofertas revisadas para análise pelos integrantes da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2).
Na etapa anterior, uma equipe da GPF-X2 visitou instalações industriais e logísticas, oficinas de manutenção, laboratórios de desenvolvimento de sistemas das referidas empresas e os esquadrões operacionais, bem como as aeronaves oferecidas puderam ser voadas e testadas por pilotos e engenheiros integrantes da Gerência. De posse de todas as informações obtidas nas fases anteriores, da avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, das discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), das verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais e dos vôos de avaliação (a partir de 30 de março), os integrantes da GPF-X2 prosseguirão com a avaliação das respostas das empresas, sendo considerado todo o processo acima descrito.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
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