Boeing apresenta o 1º F/A-18F Super Hornet
da Real Força Aérea Australiana



Durante cerimônia realizada em suas instalações em Saint Louis na tarde de ontem, a Boeing Integrated Defense Systems revelou o primeiro dos 24 F/A-18F Block II Super Hornets da Real Força Aérea Australiana (RAAF). A aeronave será entregue no final deste mês, três meses antes do cronograma previsto.

“O Super Hornet está a caminho para entregar capacidade avançada de combate à Real Força Aérea Australiana”, disse Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing. “A cooperação e o grande trabalho de equipe por parte da Organização de Equipamentos da Defesa da Austrália, da Real Força Aérea Australiana, da Marinha dos EUA e do time de indústrias do Hornet, permitiram que o primeiro Super Hornet da RAAF fosse entregue dentro do orçamento e antes do prazo previsto”, explica o executivo.

As 23 unidades restantes do Super Hornet, cada uma delas equipada com o radar APG-79 Active Electronically Scanned Array (AESA), da Raytheon, serão entregues à RAAF entre 2010 e 2011. “O Super Hornet da RAAF trará uma nova geração de poder aéreo para a Austrália”, disse o Capitão Steve Roberton, Chefe do Gabinete de Combate Aéreo da RAAF . “Seu avançado sistema de armas em rede ainda entregará capacidades melhoradas de combate aéreo, passando pela gama de ar-ar, ataque estratégico em terra e ataque marítimo, sendo este último muito importante para a Austrália. É um verdadeiro caça multiemprego e há muita expectativa no Grupo de Combate Aéreo a respeito de sua chegada”, conclui o Capitão.


O Governo Australiano anunciou em março de 2007 que adquiriria 24 caças multiemprego F/A-18F, tornando aquele país o primeiro cliente internacional do Super Hornet. “A apresentação do primeiro Block II Super Hornet da RAAF é um marco importante e excitante para todos os membros dos times da Austrália e dos EUA, os quais alcançaram um grande acordo de trabalho, muito importante para tornar este evento possível”, explicou o Capitão Mark Darrah, gerente dos Programas F/A-18, EA-18 e PMA-265. “Nosso longo e bem-sucedido relacionamento tem sido mutuamente benéfico durante o programa clássico do Hornet na RAAF e tomar este próximo e lógico passo, adquirindo o Super Hornet, cria um ganha-ganha para ambas as nações. As capacidades táticas e as habilidades inerentes ao Super Hornet falam por si só”, conclui o Capitão Darrah.