Empresas da região podem ser beneficiadas com a compra de
FX pelo governo federal.

O valor do contrato será de aproximadamente R$ 4 bilhões

Fonte: Vnews

O Ministério da Defesa deve receber até o fim de setembro um parecer final sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira.

A aquisição dos novos aviões pode beneficiar empresas dos setores militar e aeronáutico da região. A decisão final sobre a escolha do fornecedor dos caças será do presidente da república.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Pelo programa FX-2, a Força Aérea Brasileira vai comprar 36 novos caças, que vão substituir os antigos Mirrage. O valor do contrato será de aproximadamente R$ 4 bilhões.

Três empresas disputam a concorrência: a Boeing, nos Estados Unidos, a Saab, da Suécia e a Dessault, da França. Junto com a venda, as empresas se comprometem a transferir tecnologia ao setor aeroespacial brasileiro, o que pode aumentar a capacitação e a produção do setor.

Especialistas acreditam que empresas de São José dos Campos serão beneficiadas qualquer que seja a vencedora. Isso porque uma das cláusulas do contrato exige que haja compensação financeira. Ou seja, o país fornecedor dos aviões, terá que comprar produtos ou projetos de empresas brasileiras na área de defesa.

Segundo o especialista Roberto Guimarães de Carvalho, o Vale do Paraíba é uma região com maior potencial tecnológico, seja na área aeroespacial ou defesa. Será uma contribuição muito grande desse projeto para empresas como a Embraer, a Mectron, Avibrás, Airtech, todas serão beneficiadas com isso.

De acordo com o diretor do centro de tecnologia e desenvolvimento da cidade, Agliberto Chagas, empresas locais já teriam assinado acordos de cooperação com as concorrentes.Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

O presidente da Embraer, Frederico Curado, diz que a empresa poderia, por exemplo, atuar na manutenção e adaptação dos jatos. Com isso, o país não ficaria tão dependente dos fabricantes.


Boas compras
FAB deve adquirir 36 novos caças