Rússia instala mísseis antiaéreos junto à fronteira norte-coreana

Fonte: Lusa - Via OJE

A Rússia instalou mísseis antiaéreos sofisticados na parte mais oriental do seu território para responder a eventuais incidentes relacionados com ensaios de mísseis nucleares norte-coreanos, disse o Chefe do Estado-Maior russo.
"Instalámos lá mísseis S-400", declarou o general Nikolai Makarov, chefe do Estado-Maior das forças armadas russas, confirmando assim que Moscovo instalou os seus mísseis de defesa antiaérea mais sofisticados perto da fronteira norte-coreana.

"Estamos de facto preocupados com a maneira como a Coreia do Norte está a efectuar os seus testes, incluindo os testes com engenhos nucleares", acrescentou Makarov, que está a acompanhar uma visita oficial à Mongólia do presidente russo, Dmitri Medvedev.

"Isso passa-se muito perto da fronteira russa. Vamos tomar as medidas adequadas para enfrentar eventuais quedas de mísseis", em território russo, declarou aos jornalistas em Ulan Bator, capital da Mongólia.

Além da colocação de mísseis S-400, os responsáveis militares russos estão a estudar outras medidas para garantir que nenhum míssil ou fragmento de míssil norte-coreano caia em território russo, acrescentou.

A Coreia do Norte procedeu recentemente a uma série de lançamentos de mísseis e a um segundo teste nuclear em Maio.