Rússia e a Índia vão cooperar no desenvolvimento de armas modernas

By Vinna com informações do The Economic Times – Índia

Comité técnico para a cooperação militar Rússia Índia aprovou minuta de acordo para que ambos os países desenvolvam conjuntamente helicópteros, veículos blindados e um caça de quinta geração, disseram fontes do Ministério da Defesa da Rússia. Quanto especificamente as questões ligadas ao desenvolvimento conjunto do caça multifuncional (quinta geração) os detalhes serão definidos ate o final do ano.

Os dois países também pretendem assinar em dezembro acordos intergovernamentais de cooperação técnica militar para 2011-2020 e assistência pós-venda de material russo fornecido à Índia. Segundo informações, as partes estão interessados em submeter-se a modernização o equipamento militar russo fornecido anteriormente à Índia, incluindo os caças MiG-27 e Su-30MKI caças, carros de combate T-72M1 e T-90S e transporte de pessoal infantaria BMP-2.

Por seu turno, o chefe de departamento militar russo, Anatoly Serdiukov salientou que a assinatura de acordos intergovernamentais constituirão um marco comercial entre os dois países e o ato deverá ocorrer durante a visita a Moscou do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, o que deve ocorrer em dezembro de 2009.