A imagem “http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SrkkQfcj4fI/AAAAAAAAC_0/NIsv-yDCxsM/s400/IRIAF_Mig-29_F-14_F-4.JPG” contém erros e não pode ser exibida.
Irã realizará manobras militares de proteção a setor nuclear

Fonte: Reuters - Via Ultimo Segundo

O Irã vai realizar testes simulados de defesa aérea em larga escala na semana que vem para ajudar a proteger suas instalações nucleares contra qualquer tipo de ataque, disse neste sábado um alto comandante militar a uma agência de notícias iraniana.

O general Ahmad Mighani, chefe das forças de defesa aérea, também indicou que o Irã poderia produzir por si próprio um sistema avançado de defesa antimísseis que até agora a Rússia não entregou ao país, conforme fora acertado entre os dois países. Estados Unidos e Israel não querem que o Irã possua esse sistema.

O Irã acredita que a demora da Rússia em lhe entregar os mísseis S-300 de longo alcance é resultado da pressão israelense, e não de problemas técnicos citados pelo governo russo, declarou Mighani.

"Esperamos que a Rússia ignore a pressão do lobby sionista," disse o general Mighani, segundo a agência semi-oficial de notícias Fars News. O Irã se refere a Israel como "regime sionista."
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjITKNXfvLLEqQwMVPZVGqFZHStKede7dP4livFxAXENvwUNmka609X9hAd4n3A4SCtEAIu9v1Vijs7Jk42Jj0OzIzmQz7S5wlLr9fVrS1pOLWhd20P6bNNDu5keFAFgSJKDByvFEqfabc/s1600/stratfor_rangeiran.jpg

As manobras militares vão começar no domingo e envolverão a Guarda Revolucionária, unidade militar de elite, e as Forças Armadas regulares contra um inimigo hipotético, informou a mídia iraniana.

Os Estados Unidos e Israel não descartam a possibilidade de ação militar se a diplomacia não conseguir resolver a disputa sobre as atividades nucleares iranianas, que os Ocidente suspeita que tenham como objetivo a produção de bombas atômicas.

O Irã diz que seu programa nuclear tem como única meta a geração de eletricidade e ameaça reagir, atingindo Israel e as bases dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, se for atacado.

"As manobras de defesa aérea desta semana terão a intenção de proteger as instalações nucleares do país," disse Mighani, segundo a agência Fars.

O Irã costuma com frequência realizar exercícios de defesa e anunciar avanços nos equipamentos militares para mostrar que está preparado a reagir contra quaisquer ameaças a seu programa nuclear.

Segundo a agência de notícias estatal Irna, as manobras ocorrerão no oeste do país e serão "imensas."

S-300 Missiles Specification
S-300 Missiles Specification

Nas últimas semanas as autoridades iranianas vêm expressando crescente frustração com o não cumprimento da entrega dos S-300 pela Rússia. O governo russo está sob forte pressão do Ocidente para que se distancie do Irã na questão do programa nuclear e não vem cumprindo as promessas de entregar os S-300.