Ataque a Pearl Harbor completa 68 anos

Nesta segunda-feira (7), fazem 68 anos que a base americana de Pearl Harbor foi atacada pela Marinha Imperial Japonesa. O saldo total foi de 11 navios e 188 aviões destruídos e mais de 2403 militares mortos. O ataque foi decisivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e iniciou a Guerra do Pacífico. Apesar de imponente - e uma ferida aberta na história dos Estados Unidos.

O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.

O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.

Perdas das Forças Armadas dos EUA

Os relatórios oficiais norte estadounidenses enumeram os seguintes danos sofridos[7]:

* O encouraçado Arizona explodiu, levando mais de 1000 vidas
* O encouraçado Oklahoma emborcou, deixando apenas pequena parte do casco acima da linha de água
* O encouraçado California afundou, ficando parte das suas bateriais principais acima da linha de água
* O encouraçado Nevada encalhou, sofrendo danos severos
* O encouraçado West Virginia afundou
* O encouraçado Maryland sofreu danos moderados, sem necessidade de reparos em doca seca
* O encouraçado Tenesee sofreu danos moderados, exceto na ponte de comando, onde os danos foram severos
* O encouraçado Pennsylvania, atingido nas docas secas, sofreu danos sérios, porém não de natureza vital
* O encouraçado Utah, usado como navio alvo, emborcou
* Os cruzadores Leves Releigh, Helena e Honolulu foram danificados moderadamente
* Os contratorpedeiros Cassin, Downess e Shaw foram seriamente danificados
* O navio de reparos Vestal foi intencionalmente encalhado para prevenir afundamento
* O porta-hidroaviões Curtiss foi severamente danificado por choque com um avião e por uma bomba de 500 kg
* O lança-minas Oglala emborcou.

O exécito e a marinha dos EUA tiveram 188 aviões destruídos e 159 severamente danificados. Morreram 2403 americanos, e outros 1178 foram feridos.

Os aviadores japoneses concentrara-se nos navios de superfície, poupando outros alvos de grande interesse. Nenhum dos nove submarinos que estavam fora dos bunkers foi alvejado. As oficinas de reparo não foram atingidas, permitindo que a recuperação de diversos navios danificados iniciasse imediatamente. O parque de tanques de combustível tampouco sofreu danos relevantes. Se fosse destruído, tornaria a base inoperante por um longo período.

Apenas algumas horas após o início do ataque a Pearl Harbor (dia seguinte, 8 de Dezembro de 1941, na linha internacional de data), tropas japonesas começaram a atacar os territórios de Hong Kong, seguido de alguns ataques às Filipinas, Wake Island, Malásia, e Tailândia e o afundamento do HMS Prince of Wales e Repulse.

A 8 de Dezembro de 1941, o Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão com um único voto contra, a da deputada Jeannette Rankin, que também havia votado contra a entrada dos EUA na I Guerra Mundial. O Presidente Roosevelt assinou a declaração de guerra, apenas alguns minutos depois. O governo dos EUA continuou e aumentou a intensidade da mobilização militar e iniciou uma economia de guerra no país.

Como resposta, Franklin Roosevelt ordenou um ataque a Tóquio, coração do Japão, considerado praticamente impossível, originando assim o ataque Doolittle lançado a 18 de Abril, 1942.