FAB Estaria Procurando Convencer Lula Pela Escolha do Gripen NG

Fonte: Blog Defesa BR

Segundo algumas informações não confirmadas, o comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, continuaria fazendo de tudo nos últimos dias para demover o presidente Lula da escolha já tomada a favor do Rafale no FX-2.

Com relatórios técnicos em mãos, onde o principal argumento é o da transferência de tecnologia, a FAB estaria buscando convencer o governo de que o Gripen seria a escolha certa para o Brasil.

Para ela, este deveria ser o critério na decisão, pois estaria considerando que as contrapartidas comerciais apresentadas pelos EUA e pela França seriam pouco ou nada relevantes se comparadas à importância da real transferência tecnológica de um projeto que ainda está a meio caminho, e com muito a progredir a quatro mãos.

Existiria uma confiança de militares e industriais brasileiros de que os suecos colocariam a FAB e o CTA no centro do desenvolvimento do Gripen NG.

Sabe-se que parcela da indústria nacional de Defesa já se incorporou ao projeto sueco e é dito que empresas no centro da questão, como Embraer e Avibrás, também estariam se movendo com pressões e argumentos de motivos industriais, comerciais e tecnológicos pela escolha do Gripen NG para auxiliar na Defesa do Brasil. A conferir.