PAK FA ainda invisível, mas segundo o fabricante, voará em breve…

Fonte: Revista AFM - Via: Plano Brasil

http://pbrasil.files.wordpress.com/2009/11/pakfa.jpg?w=626&h=431

Segundo a revista Air force Monthly (AFM) deste mês, o protótipo do caça Russo/Indiano PAK-FA está prestes a levantar voo pela primeira vez.

O voo do protótipo segundo a revista, estava previsto para o final de novembro passado, entretanto , alguns atrasos consecutivos levaram ao adiamento do voo inaugural.

A KnAAPO já teria efetuado a montagem do primeiro e segundo protótipos um total de 5 dos quais 3 serão usados nos ditos ensaios de voo, 1 deles será usado em ensaios estáticos (no Chão) e outro seria na verdade um Mock-Up do modelo.

Segundo a revista o primeiro protótipo já estaria pronto e o segundo protótipo montado o qual será usado nos ensaios estáticos já teria sido entregue ao Zhukovsky TsAGI institute onde já estariam sendo procedidos os ensaios estruturais.

Como se percebe o programa PAK-FA permanece como assunto “classificado”, porém a revista AFM afirma que já se sabe que o o primeiro protótipo voara propulsionado temporariamente com dois motores NPO Saturn 117S recebendo sua motorização definitiva ao longo do desenvolvimento do programa.

Apesar de em agosto passado a empresa Tikohomirov NIIP ter revelado ao mundo o Radar AESA Sh121 banda-X o qual supostamente equipará o T-50 PAK-FA, este não estará peresente nos primeiros voos do protótipo T-50-01, o qual deverá ser incorporado ao caça somente na metade de 2010.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/PAK_FA_AESA_maks2009.jpg

Radar AESA Sh121 banda-X o qual supostamente equipará o T-50 PAK-FA

O voo do primeiro protótipo estaria dependente dos ensaios estruturais efetuados em solo no protótipo 02 e o tão aguardado voo inaugural deve ocorrer ainda na primeira metade de 2010.