Peru negocia com a China 50 tanques MBT-2000

By Vinna com informações do El Nacional, El Comercio e Prensa Latina

O Peru nem concluiu as negociações com a China acerca da compra de 50 tanques MBT-2000 e já colocou as 5 unidades de avaliação para desfilar em cerimônia. Iniciativa duramente criticada pelo líder opositor nacionalista Ollanta Humala que classificou ato como uma incitação a corrida armamentista. (imagens do desfile abaixo)





In this photo released by Andina Agency, soldiers wait on their tanks before a military parade in Lima, Tuesday, Dec. 8, 2009. Peru's Defense Minister Rafael Rey said Peru's military is close to a deal to buy tanks from China. (AP Photo/Piero Vargas, Andina Agency)


Falando em nome do governo o Ministro da Defesa peruano, Rafael Rey sublinhou que as aquisições são necessárias para o país. E que estas foram objeto de notificação aos 12 países da União das Nações Sul-Americanas - Unasul. E servirão para substituir os tanques T-55 que foram compradas na ex-União Soviética há 40 anos e que começaram a chegar ao Peru em meados dos anos 50.
O Comandante do Exercito Peruano, General Mora disse que os gastos com armas do Peru "é ridícula" em comparação com os gastos realizados por Chile, Venezuela, Colômbia e Brasil.
Em novembro atrasado, o Congresso Peruano aprovou o orçamento de 2010 que atribui um aumento de 20% no setor de defesa, que passou de 4.517 milhões de euros em 2009 para 5.384 milhões de euros.