http://www.vozderondonia.com.br/uploads/abate2.jpg

Imagem de uma interceptação ocorrida em em junho de 2009: No sentido horário, monomotor que invadiu o espaço aéreo brasileiro é interceptado por avião da FAB; sem obedecer às ordens de pousar, é perseguido; avião militar brasileiro dá tiros de advertência (risco tracejado à direita); por fim, monomotor obedece e pousa (Fotos: FAB/Divulgação)

Venezuela intercepta avião dos EUA utilizado para o narcotráfico

Da France Presse - Via G1

As autoridades venezuelanas interceptaram nesta segunda-feira um avião norte-americano procedente da América Central utilizado para o transporte de cocaína, informou o ministro do Interior, Tarek el-Aissami.

A tripulação "não quis se comunicar com as torres de controle", o que motivou o envio de dois aviões de combate F16 para "obrigar esta aeronave com matrícula norte-americana a pousar no estado Guárico (centro)" na madrugada desta seguna-feira, explicou o ministro venezuelano em entrevista coletiva.

Aissami revelou que foram encontrados "traços de cocaína" dentro da cabine do aparelho.

"Os sistemas de navegação mostram que este avião voou nos Estados Unidos, ou seja, um avião utilizado para o tráfico de drogas circulava livremente pelo território dos Estados Unidos, o mesmo país que acusa constantemente nosso governo de não colaborar com o combate ao narcotráfico", afirmou.

Os tripulantes do aparelho, que conseguiram fugir após o pouso forçado, estão sendo procurados pelos militares venezuelanos.

Aissami lembrou que outro avião supostamente utilizado para o narcotráfico, com matrícula do México, foi apreendido no início deste ano.

"Em menos de 10 dias conseguimos interceptar duas aeronaves utilizadas para o tráfico de drogas. Apreendemos 650 kg de cocaína e prendemos 17 pessoas", recordou o ministro.