Governo da Dinamarca está prestes a deixar o programa do F-35 JSF e pretende adquirir caças Super Hornet

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk3EJ60V863lAdIQ8A_8j2Uh9yL-zboR3oafHZ7bD5Dt-LkTZny3_iyhm_07z4XJqxSrG6eBkdXPbo7WiW69CnAxUG4gK3Butmz3ArnNWsZAFn4UiRgx9ofcUxoJQiF8n8M7pryC6d41U/s400/F-35.jpg

Segundo reportagem do jornal NordJyske, o governo da Dinamarca está próximo de cancelar a compra de caças F-35 Joint Strike Fighter e adquirir caças Boeing F/A-18E/F Super Hornet. O desenvolvimento que vem se arrastando e os custos que não param de subir indicaram que o Governo da Dinamarca não tem condições de assumir esses custos e nem tão pouco esperar mais 10 anos para substituir sua frota de caças F-16, adquiridos na década de setenta.O Ministro da Defesa da Dinamarca Gitte Lillelund Bech enxerga o caça norte americano Super Hornet com uma aeronave mais acessível e uma alternativa provadamente capaz, embora as companhias aeroespaciais da Dinamarca poderem ter um retorno maior com o trabalho compartilhado no projeto F-35.

Corre ainda na disputa uma terceira opção, que seria o caça sueco Gripen. O porta voz do Partido Social-Democrata, John Dyrby Paulsen, disse querer mais informações sobre a preferência do ministro da defesa em favro do caça Super Hornet ao invés do Gripen ou de manter o F-35.

O Ministério da Defesa da Dinamarca está aguardando um relatório completo sobre a situação da frota de aeronaves e uma análise técnica das três opções (F-35, F/A-18 e Gripen) na metade de 2010 para tomar a decisão. Mas ao que tudo indica e de acordo com a Rádio Dinamarca, o Super Hornet está despontando como favorito nessa decisão.

Fonte: Cavok - Via Plano Brasil