[raiders67th-2.JPG]

Maior sobrevoo de B-25s desde a Segunda Guerra

Três dos 80 aviadores americanos que bombardearam o Japão em 1942 esperando mudar o curso da Segunda Guerra Mundial foram honrados no último domingo, dia 18 abril, com um sobrevoo de bombardeiros B-25, o modelo que voaram para atacar o Japão.
Thomas Griffin, 92, de Cincinatti, David Thatcher, 88, de Missoula, Montana, e Dick Cole, 94, de Comfort, Texas (que era o co-piloto do líder do ataque, James Doolittle), observaram a passagem dos B-25s sobre o Museu Nacional da Força Aérea dos EUA em Dayton, Ohio. Os antigos aviões haviam decolado minutos antes de uma pista atrás do museu.
Um quarto do ataque de 1942, Robert Hite, 90, de Nashville, Tennessee, esteve com grupo no sábado, mas voltou para casa antes do voo de domingo.

O voo foi programado para acontecer logo antes de oficiais da Força Aérea homenagearem os veteranos num monumento dedicado a eles. 17 bombardeiros B-25 de proprietários privados voaram para lá de todo o país, no que a Força Aérea chamou de “o maior voo do tipo desde a Segunda Guerra Mundial”.


A palavra ‘herói’ é bastante usada nos EUA, e aplicada a esportistas, músicos e outros”, disse à platéia o diretor do museu, Charles Metcalf. “Hoje, no verdadeiro sentido da palavra, estamos entre heróis”.

Cole, que cresceu em Dayton, disse que as reuniões anuais dos veteranos pelo país são realizadas para honrar a memória dos camaradas que caíram. “É um reconhecimento àqueles que se foram antes de nós”, disse Cole. “Todos dividimos os mesmos riscos”.

Os homens então assinaram autógrafos para os visitantes do museu.

Oito dos aviadores de Doolitle ainda vivem. Os outros quatro não puderam fazer a viagem até Dayton. São eles: William Bower, 93, de Boulder, Colorado; Frank Kappeler, 96, de Santa Rosa, Califórnia; Charles Ozuk, 93, de San Antonio, Texas; e Edward Saylor, 90, de Puyallup, Washington.

Fonte: Dayton Daily News, 18 de abril de 2010 - Via: Sala de Guerra