Os Estados Unidos assinalaram hoje que mantém disposição para discutir uma oferta de troca de combustível nuclear com o Irã, mas disse que duvida que o Governo de Teerã aceite uma negociação desse tipo.
“Nós estamos sempre interessados em fazer essa oferta… se o Irã estiver interessado”, disse aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Philip Crowley.
A oferta foi colocada em setembro do ano passado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), propõe que o Irã envie à Rússia o urânio que enriqueceu abaixo de 3,5%, para que esse país o enriqueça a 19,75%, o nível que Teerã precisa para seu reator de pesquisa médica e para o qual tem reservas para um ano.
Além disso, a França se encarregaria de preparar o urânio em barras de combustível, antes de devolvê-lo a Teerã.
O Irã rejeitou a oferta e respondeu que a troca devia ser realizada de maneira simultânea e em seu território.
Por sua vez, o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, revelou neste fim de semana em Teerã que seu país deseja discutir a possibilidade da troca com todos os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Crowley indicou que, apesar da boa disposição de Washington, a oferta deveria ser atualizada porque muito tempo já passou desde a primeira negociação.
“Nos últimos sete meses, o Irã manteve em operações suas centrífugas e se pode presumir que aumentou a quantidade de combustível que tem a sua disposição”, assinalou Crowley.
Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de não respeitar seus compromissos como signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e que, sob um suposto programa de desenvolvimento nuclear civil, procura fazer uma bomba atômica, o que o Irã nega.
0 Comentários