A Indra, com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e com o acompanhamento do Ministério da Defesa (Espanha), lançou um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de um Sistema de Aeronaves não Tripuladas (VANT) de asas rotativas e aplicação dupla, para uso tanto em âmbito civil como de defesa. O sistema estará disponível para comercialização em 2012 e será um dos primeiros do mundo a responder às necessidades das operações navais de qualquer armada.
Denominado Sistema Pelicano, estará preparado para operar 24 horas por dia durante períodos prolongados de até um mês, seu desenho foi pensado inicialmente para desempenhar missões de vigilância, controle de tráfego marítimo, controle de fronteiras e apoio operacional à resgates. Contudo, nos países em que a legislação permite o compartilhamento do espaço aéreo entre aeronaves tripuladas ou não, o Sistema Pelicano poderá desempenhar outras funções, como por exemplo, oferecer apoio em situações de emergência ou vigiar infraestruturas, entre outras tarefas.
Sua capacidade de decolagem e aterrizagem verticais automáticas e de precisão (AVTOL), assim como o tamanho médio destes helicópteros (3,3 metros de diámetro das pás e aproximadamente 200 Kg de peso máximo ao decolar) os converte em uma solução perfeita para uso nas armadas. Também se adapta às necesidades dos Exércitos em terra e de Forças de Segurança.
O sistema pode ser composto entre três e quatro helicópteros e uma estação de controle completamente interoperável, que receberá a informação do ar em tempo real. A solução se baseia em um helicóptero tático que dispõe de um rádio que opera em um raio de 100 km, podendo voar a 3.600 metros de altura. Para seu desenvolvimento, a Indra firmou um acordo com a companhia sueca Cybaero e utilizará como base a plataforma APID60, atualmente em voo.
A Indra construirá ao redor desta plataforma um sistema completo de missão que incorporará sensores eletro-ópticos de visão diurna e infravermelho, capazes de captar imagens de alta resolução em grandes alturas, assim como um completo segmento terrestre que controla o helicóptero e recebe imagens em tempo real. Também habilitará um link de comunicadores seguros com banda larga.
O Sistema Pelicano poderá integrar-se completamente ao sistema de comando de buscas, de modo que se converterá e uma extensão dos demais radares e sensores embarcados.
O sistema de missão do Pelicano inclui elementos de inserção em espaço aéreo como o transponder IFF e também estará preparado para portar um radar leve, assim como sistemas de inteligência eletrônica e sensores de detenção de armas químicas, bacteriológicas, radioativas e nucleares (NRBQ).
Fonte: Tecnologia & Defesa
1 Comentários
A Kamov é vitoriosa nessa tecnologia, utilizada, até, em aeromodelos !
Miguel Junior.