A Índia está a trabalhar num foguetão reutilizável e a sua agência espacial, a ISRO (Indian Space Research Organisation) ultima um “Demonstrador Tecnológico” para testar o conceito. O veículo será designado como “Reusable Launch Vehicle Technology Demonstrator” (RLV-TD) e será o primeiro passo para o desenvolvimento de um veículo de dois estádios completamente reutilizável.
O RLV-TD permitirá testar várias tecnologias como o voo hipersónico, aterragens automáticas, voo de cruzeiro com propulsão e voo hipersónico com ar atmosférico. Entre estas tecnologias, a ISRO (agência espacial indiana) vai começar por se dedicar ao voo hipersónico.
Por outro lado, a Índia continua a preparar a sua próxima missão lunar, a Chandrayaan-2 que deverá ser lançada entre 2012 e 2013 e está agora a avaliar 36 cargas úteis diferentes para o orbiter ou para o lander e rover da missão. Esta ambiciosa missão vai incluir um orbiter e um mini-rover indianos e um lander e um rover russos, na missão lunar mais colaborativa de sempre entre a Índia e a Rússia.
Fonte: Space-Trave via Quintus - Via Plano Brasil
0 Comentários