Fabricante israelita assume falha em míssil defeituoso vendido ao Peru

O ministro da Defesa peruano, Rafael Rey, afirmou, na terça-feira, que os fabricantes do míssil israelita Spike-LR, que caiu perto dos espetadores durante um teste, em meados de abril, assumiram a responsabilidade pela falha ocorrida.

"Está a chegar ao Peru uma comissão de alto nível da empresa fabricante para informar sobre os detalhes técnicos e dar-nos garantias, bem como para repor os mísseis disparados e conceder condições adicionais", acrescentou Rey, em declarações à Rádio Programas do Peru.

A empresa israelita Rafael, que fabrica este armamento, indicou que a causa do incidente foi uma falha no motor principal do míssil e apresentou desculpas pelo sucedido, adiantou o ministro.

No passado dia 16 de abril realizaram-se, no sul de Lima (capital), testes com mísseis anticarro de combate Spike-LR, comprados recentemente pelas autoridades peruanas, mas um deles, depois de disparado, caiu sem explodir a 150 metros dos convidados para a demonstração.

Entre a assistência estava o ministro da Defesa, o chefe do Exército, Otto Guibovich, e as deputadas Luisa María Cuculiza e Mercedes Cabanillas, que ficou ferida no ombro, devido a uma queda, além de jornalistas.

O ministro adiantou ainda que o conjunto dos mísseis israelitas será revisto.

Meios especializados indicam que o exército peruano comprou mais de 240 destes mísseis, como parte do seu plano de renovação de armamento, e outros tantos mísseis anticarro de combate russos Kornet.

Lusa Via SIC