Uruguai quer comprar aviões militares fabricados pela Argentina

A Força Aérea do Uruguai se mostrou interessada na compra de dois modelos de aviões elaborados por uma fábrica militar argentina, nacionalizada após uma década em mãos da americana Lockheed Martin, informaram hoje fontes oficiais.

"A Força Aérea uruguaia manifestou seu interesse por duas versões do Pampa"(na foto, o Pampa II), uma de interceptação e outra de treinamento avançado, afirmou hoje a ministra de Defesa argentina, Nilda Garré, em declarações a rádios locais.

Ela antecipou que o Governo estará em condições de oferecer esses dois modelos de aeronaves "dentro de um ano e meio ou dois". Segundo ela, será impulsionado "todo projeto viável para a recuperação da indústria aeronáutica" local.

Esses aviões são produzidos na Fábrica Militar de Aviões da cidade argentina de Córdoba (centro do país), nacionalizada no ano passado depois de o Senado transformar em lei um projeto que autorizou o Estado a comprar as ações da empresa que pertencia à americana Lockheed Martin.

Garré também destacou o acordo que o Governo argentino mantém com o Brasil para que a Embraer forneça 20 aviões à companhia aérea Aerolíneas Argentinas, em processo de desapropriação da espanhola Marsans.

Como parte deste acordo, assinado no ano passado pelos dois Governos, a Embraer produzirá partes dessas aeronaves na Fábrica Militar de Córdoba.

O convênio representa para companhias aéreas gastos de US$ 600 milhões, valor que será 85% financiado por um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ministra indicou também que "está avançando" o acordo com a Embraer para se associar na produção do avião de transporte militar C-390.

"O concreto é que estamos interessados em nos associar a este projeto porque definitivamente será um avião para a região", manifestou Garré.

Fonte: EFE via Terra - Foto: Wikipédia - Noticias Sobre Aviação