No ultimo dia 30 de setembro uma aeronave Kfir TC12 (matrícula FAC 3005) do Escuadrón de Combate 111 "Dardos" do Grupo de Combate 11 do Comando Aéreo de Combate No. 1 (CACOM-1) da Força Aérea da Colômbia – FAC que acabara de decolar da Base Aérea de Palanquero-Puerto Salgar em missão de reconhecimento armado para identificar área de plantação e refino de coca, se chocou com uma serra situada na província de Santander próxima as localidades de localidades de Bucaramaga e de Galán.

Kfir Acidentado, matrícula FAC 3005 (Foto: Javier Franco TOPPER)

A aeronave acidentou-se com perda total, ao que parece em razão de avaria no motor (avaria provocada por míssil anti-aéreo?). Entretanto seus dois tripulantes lograram sobreviver após ejetarem em segurança. Ambos após foram localizados por equipes da Polícia Nacional Colombiana e da mesma Força Aérea e foram encaminhados ao hospital para exames.

A Força Aérea Colombiana instituiu comissão para avaliar as condições em que ocorreu o sinistro.

A Israel Aerospace Industries - IAI entregou ano passado o primeiro lote de caças Kfir submetidos a ‘upgrade’ a Força Aérea Colombiana, por cerca de US$ 150 milhões. O pacote inclui um lote extra de 12 aeronaves advindas de estoques da Força Aérea de Israel, todas equipadas com o motor americano J79 e aviônica de última geração.

Os Kfir, usados pela Colômbia, Sri Lanka e Equador, já foram alugados pela US Navy para atuarem como ‘aggressors’ e são usados também pela empresa ATAC (Airborne Tactical Advantage Company), que fornece treinamento de combate dissimilar.






By Vinna com informações do El Economista e El Colombiano