O processo de revisão geral e de modernização para o padrão SMP de oito aviões de combate Mig-29 (seis monoplaces de dois biplaces) da Força Aérea do Peru (FAP) esta em fase avançada de conclusão, sendo que os primeiros exemplares devem ser entregues no próximo mês, informaram fontes locais. As unidades restantes deverão estar prontas para entrega antes de março de 2011. O custo anunciado desse processo é da ordem de US$ 106,7 milhões.
Atualmente a FAP possui em sua frota 14 Mig-29 S, três Mig-29 SE e dois Mig-29 UB (biplaces), todos eles operados pelo Esquadrão Aéreo 612 “Los Gallos de Pelea”, unidade subordinada ao Grupo Aéreo Nº 6, sediado na Base Aérea Coronel Pedro Ruiz Gallo, localizada em Chiclayo, noroeste do país.
O programa de modernização dos aviões consiste na introdução de melhorias semelhantes às existentes no padrão SMT. Entre os principais itens, figuram a modernização do radar, a instalação de novos aviônicos de comunicações e de contramedidas, introdução de displays digitais e comandos de conceito HOTAS nos cockpits.
Entre as melhorias na suíte de sensores constam a modernização do sistema eletro-óptico de pontaria laser UOMZ OESP-29 para o padrão 13SM. Adicionalmente, o radar original N019 Topaz está sendo extensivamente modificado com a tecnologia empregada no Zhuk-ME. Esses aperfeiçoamentos permitirão que essas aeronaves sejam municiadas com uma ampliada gama de armamantos guiados, entre eles, o míssil ar-superfície Kh-29L e Kh-31A/P antinavio e antirradar.
O programa de revisão geral e de revitalização estrutural dessas aeronaves, possibilitarão estender suas vidas operacionais em 4.000 horas de voo ou 20 anos de uso.
Fonte: T&D
0 Comentários