Em seu retorno aos Estados Unidos após uma viagem de dez dias por quatro países asiáticos, o presidente Barack Obama celebrou neste domingo a proposta de Israel de paralisar temporariamente as construções nas colônias judias na Cisjordânia.

"Acho que é promissor", afirmou Obama em declarações à imprensa. "Louvo (ao primeiro-ministro israelense Benjamin) Netanyahu", acrescentou o presidente, que disse que a decisão mostra que o chefe de Governo de Israel é "sério".

Netanyahu apresentou neste domingo as bases da proposta ao Conselho de Ministros em troca de um generoso pacote de ajuda dos Estados Unidos.

A oferta feita pelos EUA com o fim de reativar as negociações de paz consiste em uma ajuda militar avançada e o veto a qualquer proposta contrária aos interesses israelenses no Conselho de Segurança da ONU e outros organismos internacionais.


Israel receberia também 20 caças F-35 estimados em US$ 3 bilhões - não se sabe se seriam vendidos ou doados - e garantias que contará com o escudo defensivo americano contra mísseis balísticos, segundo informou neste domingo a imprensa israelense.

Em troca, o país deverá se comprometer a declarar uma moratória na construção das colônias por 90 dias, nos quais Washington espera poder reativar as negociações de paz, que começaram no dia 2 de setembro e foram interrompidas em 26 de setembro, quando terminou a suspensão anterior.

Fonte: MSN