O jornal britânico The Guardian reportou nesse domingo que o novo caça chinês de quinta-geração Chengdu J-20 Black Eagle pode ter sido fabricado com tecnologia norte americana. Oficiais militares dos Balcãs disseram que a China pode ter recolhido conhecimento de um caça F-117 Nighthawk da USAF que foi abatido sobre a Sérvia em 1999.

“Neste momento, nossas fontes de inteligência dizem que os agentes chineses fizeram um pente fino na região onde o caça F-117 se desintegrou, comptando peças da aeronave F-117 de fazendeiros locais,” disse o Almirante Davor Domazet-Loso, chefe de gabinete militar na Croácia durante a guerra do Kosovo. “Nós acreditamos que os Chineses utilizaram aqueles materiais para ganhar uma ideia sobre tecnologia stealth e criar uma engenharia reversa para eles.”


Em uma clara mensagem aos militares norte americanos – e aos países aliados dos EUA na Ásia – que a China está investindo pesadamente nas capacidades militares que dominarão a Ásia no futuro. O General tambem alertou categoricamente que o caça chinês Chengdu J-20 poderá derrotar o caça F-35.

O voo do J-20 se converte em mais um revés para a administração Obama, que decidiu finalizar a linha de produção do F-22 em abril de 2009 inclusive sem passar pelo Congresso norte americano.


Um veterano oficial militar sérvio confirmou que as peças dos destroços foram removidos do local como souvenirs por colecionadores, e que algumas peças acabaram “em mãos de adidos militares estrangeiros”.

O caça Nighthawk foi abatido por uma bateria anti-aérea sérvia durante uma missão de bombardeiro no dia 27 de março de 1999. Essa foi a primeira e única vez que o modelo foi abatido, e o Pentágono insistiu que não foi devido a tática e sim sorte dos operadores da bateria anti-aérea. O piloto ejetou e foi resgatado.

Apenas poucas partes foram recuperadas, como asa esquerda, canopy do cockpit, assento ejetor, capacete do piloto e rádio, que foram exibidos no museu de aviação de Belgrado. O destino do restante da aeronave não se tem informações oficiais.








Nota: A Julgar pelas fotos acima muita coisa da fuselagem, motores pode ser recuperada para estudos. A asa esquerda, canopy do cockpit, assento ejetor, capacete do piloto e rádio que foram oficialmente 'resgatados' são apenas 'perfumaria'.

Fonte: CAVOK